ILUMINE O PRESENTE
E PRESERVE O FUTURO
Digite palavras ou frases para localizar a noticia desejada.
Segunda-feira, 13 de Abril de 2020
Quinta-feira, 27 de Julho de 2017
Programação de aniversário do projeto terá debates, palestra e show
A Apliquim Brasil Recicle (ABR) vai participar do evento com a parceria para recolher lâmpadas fluorescentes dos consumidores domésticos. A empresa vai disponibilizar um coletor para a reciclagem e a descontaminação gratuitamente. O recolhimento do material acontece durante todo o evento.
Quinta-feira, 06 de Julho de 2017
Segunda-feira, 19 de Junho de 2017
Os aspectos técnicos e os riscos ambientais da contaminação com mercúrio estão na pauta
Quarta-feira, 26 de Abril de 2017
Reunião ocorreu no Departamento de Qualidade Ambiental e Gestão de Resíduos
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) está desenvolvendo um projeto sobre a avaliação global de resíduos de mercúrio.
Quinta-feira, 13 de Abril de 2017
Segunda-feira, 27 de Março de 2017
Apliquim Brasil Recicle é parceira para a coleta e o descarte adequado do produto
Quarta-feira, 15 de Março de 2017
Empresa foi a única a atender todas as condicionantes do edital da Secretaria Estadual
Requisitos como comprovar a recuperação e movimentação do mercúrio após o processo de descontaminação e a destinação dos resíduos para a reciclagem.
Terça-feira, 07 de Março de 2017
O presidente da Apliquim Brasil Recicle (ABR), que também preside o Sindicato das Empresas Operadoras de Resíduos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiresíduos), Mario Guilherme Sebben, apresentou algumas sugestões sobre a atuação dos órgãos de fiscalização.
Quarta-feira, 18 de Janeiro de 2017
Multinacional reconhece ABR como potencial fornecedor de serviços ambientais
"Quero agradecer a todos pelo profissionalismo com que nos receberam e aproveito a oportunidade para informar o resultado da homologação ambiental”, diz Rony Rosa, executivo da multinacional.
Quarta-feira, 28 de Dezembro de 2016
Empresa foi a única a atender todas as condicionantes do edital da Companhia
Segunda-feira, 12 de Dezembro de 2016
O processo para renovação foi iniciado em janeiro deste ano. Foram mais de dez meses para que a Cetesb fizesse a apuração da documentação, verificasse as informações e realizasse fiscalizações do local. A área autorizada é a linha de produção que fica no município de Paulínia, em São Paulo, e está licenciada até o final de 2019.
Quinta-feira, 01 de Dezembro de 2016
Segunda-feira, 21 de Novembro de 2016
Contratar a Apliquim Brasil Recicle vai garantir aos clientes da 3E que o descarte das lâmpadas fluorescentes e a recuperação do mercúrio serão feitos de forma adequada.
Segunda-feira, 31 de Outubro de 2016
Sexta-feira, 21 de Outubro de 2016
A prevenção de acidentes de trabalho é uma das preocupações de qualquer empresa que zele pelo bem-estar e pela qualidade de vida de seus colaboradores. Na Apliquim Brasil Recicle este cuidado é redobrado. Parte de seus funcionários atuam na reciclagem e descontaminação das lâmpadas fluorescentes. A preocupação maior é com a manipulação e o contato com o mercúrio, um metal tóxico, encontrado nas lâmpadas.
Quinta-feira, 22 de Setembro de 2016
Sexta-feira, 02 de Setembro de 2016
“A Apliquim Brasil Recicle tem conhecimento técnico e credibilidade para processar as lâmpadas de acordo com a legislação ambiental e o elevado padrão de qualidade que buscamos. Trata-se de uma empresa que é transparente em relação aos serviços prestados e confiável em aspectos importantes, como a recuperação do mercúrio presente nas lâmpadas”, explica Costa.
Segunda-feira, 08 de Agosto de 2016
A parceria entre a Drogaria São Paulo e a ABR iniciou em 2010. Com a renovação do contrato, a rede de farmácias irá encaminhar 4 mil lâmpadas por ano para reciclagem, somando-se às diversas organizações brasileiras preocupadas com o destino ambientalmente correto de resíduos tóxicos.
Segunda-feira, 25 de Julho de 2016
A Fundação São Paulo (Fundasp), mantenedora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), acaba de contratar os serviços da Apliquim Brasil Recicle para o descarte de 5 mil lâmpadas fluorescentes, que serão encaminhadas para reciclagem e descontaminação.
Terça-feira, 19 de Julho de 2016
A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), de Porto Alegre (RS), acaba de firmar contrato com a Apliquim Brasil Recicle para o descarte de lâmpadas fluorescentes usadas. Instituição de ensino superior nas áreas de comunicação, marketing e gestão, a ESPM irá destinar mil lâmpadas por ano para reciclagem e descontaminação.
Segunda-feira, 20 de Junho de 2016
Franquias irão garantir segurança e agilidade no descarte e na descontaminação de lâmpadas fluorescentes em diversos estados
Quarta-feira, 01 de Junho de 2016
Descarte incorreto de lâmpadas fluorescentes ameaça meio ambiente
“No Dia Mundial do Meio Ambiente, é importante lembrar que o país ainda não resolveu o problema das lâmpadas fluorescentes no pós-consumo”
Sexta-feira, 01 de Abril de 2016
A Apliquim Brasil Recicle (ABR) participa da FIEMA 2016, em Bento Gonçalves (RS), com o objetivo de alertar a sociedade sobre um grave problema ambiental e de saúde pública: a destinação do mercúrio contido nas lâmpadas fluorescentes, que se torna resíduo após o uso do produto.
Quinta-feira, 31 de Março de 2016
Evento é uma promoção do Sindiresíduos
No dia 7 de abril, o Sindiresíduos (Sindicato das Empresas de Tratamento de Resíduos do Rio Grande do Sul) promove o painel “Tratamento e gestão de resíduos: panorama e responsabilidades”, na FIEMA 2016, em Bento Gonçalves. O objetivo é promover o conhecimento técnico e o debate sobre um dos temas ambientais mais relevantes, atualmente, para empresas e cidadãos no Brasil.
Segunda-feira, 15 de Fevereiro de 2016
O setor descarta em média 100 toneladas de resíduo mercurial não tratado na rede comum de água e esgoto por ano, o que representa uma séria ameaça para o meio ambiente do país
Terça-feira, 26 de Janeiro de 2016
“O Impacto ambiental do Amálgama Dental” e “A água – uso, desuso e abuso na Odontologia” serão temas abordados no encontro que reúne autoridades internacionais em Odontologia Sustentável
Segunda-feira, 18 de Janeiro de 2016
A empresa passa a garantir a reciclagem ecológicamente correta e o reaproveitamento dos componentes metálicos de 150.000 unidades de lâmpadas (por ano) provenientes do Distrito Federal
Quinta-feira, 10 de Dezembro de 2015
Quinta-feira, 03 de Dezembro de 2015
Quinta-feira, 26 de Novembro de 2015
A rede de Lojas Leader Magazine, sediada no Rio de Janeiro, passa a descartar as lâmpadas com a Apliquim Brasil Recicle, garantindo a recuperação total do mercúrio
Quarta-feira, 18 de Novembro de 2015
Ponto de coleta de lâmpadas fluorescentes de uso doméstico estará neste sábado (21.11) no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público de Porto Alegre a partir das 9h, encerrando a campanha Descarte Correto
Quarta-feira, 11 de Novembro de 2015
A Apliquim Brasil Recicle descontaminará anualmente cerca de 10.000 lâmpadas descartadas pelo Condomínio carioca
“Não são apenas as indústrias que precisam preocupar-se com o descarte correto de seus resíduos. Todo e qualquer cidadão precisa ter os valores da preservação ambiental considerados em seu dia a dia”
Quinta-feira, 29 de Outubro de 2015
A Apliquim Brasil Recicle venceu a licitação para recolhimento e tratamento do material contaminado por mercúrio
A coleta total das 38.850 unidades de lâmpadas fluorescentes descartadas pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (SP) deve ser concluída até sexta-feira (30.10).
Segunda-feira, 19 de Outubro de 2015
"Ao apresentar o nosso processo de descontaminação, a mostra de subprodutos gerados a partir das lâmpadas fluorescentes inservíveis estaremos conscientizando os jovens sobre os riscos que o mercúrio apresenta para os seres humanos e o meio ambiente”, explica Juliana Araujo, coordenadora de marketing da ABR
Quinta-feira, 01 de Outubro de 2015
Apliquim Brasil Recicle venceu licitação para realizar a descontaminação das unidades inservíveis do município gaúcho
Quarta-feira, 23 de Setembro de 2015
Segunda-feira, 14 de Setembro de 2015
A quarta maior empresa de produção de energia elétrica do Brasil encaminha suas lâmpadas fluorescentes para a descontaminação com a Apliquim Brasil Recicle
Terça-feira, 18 de Agosto de 2015
Quarta-feira, 29 de Julho de 2015
O banco passa a encaminhar suas lâmpadas para a Apliquim Brasil Recicle
A partir de agosto, a Apliquim Brasil Recicle começa a atender dez agências do Banco Santander em São Paulo.
Terça-feira, 14 de Julho de 2015
Apliquim Brasil Recicle já possui a Licença de Operação (LO) do Centro de Armazenamento de Lâmpadas Inservíveis do Rio de Janeiro
Terça-feira, 07 de Julho de 2015
A lâmpada fluorescente não pode ser colocada no lixo, não pode ser quebrada e não deve ser triturada
Estima-se que sejam consumidas por ano no Brasil 300 milhões de unidades de lâmpadas. As lâmpadas incandescentes eram as mais usadas pelos brasileiros. Ou seja, muita gente passará a consumir as lâmpadas fluorescentes devido a substituição da incandescente pela fluorescente
Quarta-feira, 03 de Junho de 2015
O evento acontece nos dias 8, 9 e 10 de junho, das 8h às 18h,no Hotel Continental, em Porto Alegre
Quinta-feira, 28 de Maio de 2015
A empresa Qualitec Soluções Ambientais realiza coleta de lâmpadas fluorescentes em todo o Estado de Alagoas
A Qualitec Soluções Ambientais, empresa parceira da Apliquim Brasil Recicle em Alagoas, participa da Semana do Meio Ambiente de Maceió, que acontece entre os dias 30 de maio e 07 de junho, promovida pela prefeitura do município.
Sexta-feira, 15 de Maio de 2015
O Mascote da empresa entregará brindes e materiais didáticos aos estudantes que participam do evento
Sexta-feira, 08 de Maio de 2015
Quarta-feira, 29 de Abril de 2015
A Ambev, uma das maiores cervejarias do mundo, está renovando sua parceria com a Apliquim Brasil Recicle para o descarte ambientalmente correto de suas lâmpadas fluorescentes usadas em 2015, para suas unidades localizadas nas regiões Sul e Sudeste do país
Quarta-feira, 22 de Abril de 2015
A Apliquim Brasil Recicle e parceiros demonstram para o país como a prática do Resíduo Zero pode ser viável economicamente ao mesmo tempo em que garantem a preservação do meio ambiente
“Estamos realizando a economia circular, conceito moderno, em que a interação entre o consumidor, o comércio, o fabricante e o reciclador é fundamental para mitigar os efeitos da ação do homem sobre a terra. Somente com a participação efetiva e responsável de todos os envolvidos é possível completar o ciclo. Na linguagem ambiental, chamamos isso “do berço ao berço” (do inglês – from cradle to cradle)” explica Eduardo Sebben, mestre em engenharia ambiental e diretor superintendente da Apliquim Brasil Recicle.
Sexta-feira, 10 de Abril de 2015
O presidente da Apliquim Brasil Recicle Mario Sebben colaborou como uma das principais vozes da matéria “Logística Reversa”, publicada pela 73a edição da revista
A matéria especial publicada pela revista Lume Arquitetura sobre Logística Reversa de Lâmpadas contém entrevistas de Mário Sebben da ABR, Isac da Abilux e Georges da Abilumi. O material jornalístico explica o histórico da evolução da Logística Reversa no país até a assinatura do acordo setorial brasileiro para logística reversa de lâmpadas que contém mercúrio, realizado em 27 de novembro de 2014.
Terça-feira, 31 de Março de 2015
A empresa integra a programação promovida pelo Museu da Lâmpada (SP) com ação voltada para a conscientização de crianças e adolescentes sobre a importância da reciclagem
Quinta-feira, 26 de Março de 2015
Definidas responsabilidades e estratégias para descarte de lâmpadas fluorescentes no Brasil
O Acordo Setorial firmado entre fabricantes, importadores, comerciantes e distribuidores de lâmpadas fluorescentes no território nacional pacifica conceitos sobre resíduo e rejeito e define obrigações sobre a logística reversa do produto
Quinta-feira, 12 de Março de 2015
Sexta-feira, 06 de Março de 2015
Quinta-feira, 26 de Fevereiro de 2015
A Apliquim Brasil Recicle explica para você, de forma prática, para que serve cada documento, facilitando sua avalição e contribuindo para uma decisão consciente
Não é pouca a confusão que pode se criar em meio a tantos documentos que regulam o descarte de resíduos no Brasil. As dúvidas, muitas vezes podem levar a escolhas equivocadas. Portanto, ter clareza sobre a abrangência e finalidade de cada uma das licenças é importante na hora de optar pelo serviço correto de descarte.
Quarta-feira, 11 de Fevereiro de 2015
Saiba quais atividades podem evitar o desperdício pelo Manual de Procedimentos de Eficiência Energética da Aneel
Sexta-feira, 30 de Janeiro de 2015
Empresa apresenta novidades em seus processos para 2015
A Apliquim Brasil Recicle começa o ano aplicando as inovações em tecnologia e logística planejadas em 2014. A empresa ampliou o sistema de armazenando e preparação para a descontaminação das lâmpadas estruturando duas novas Centrais de Armazenamento de Lâmpadas Inservíveis (CALIs), um no Rio de Janeiro (RJ) e outro em Cachoeirinha (RS), além do aprimoramento das unidades de Indaial (SC) e Paulínea (SP).
Quarta-feira, 28 de Janeiro de 2015
As empresas públicas mantém parceria com ABR garantindo a preservação do meio ambiente
Quarta-feira, 03 de Dezembro de 2014
Quarta-feira, 26 de Novembro de 2014
A CETESB publicou parecer técnico exigindo medidas minuciosas de segurança
A Cetesb publicou neste mês o Parecer Técnico para Equipamento Quebra-Lâmpadas Móvel (EQL) que regula a atividade nas situações em que os equipamentos são utilizados, de forma temporária, no local do gerador das lâmpadas inservíveis.
Segunda-feira, 17 de Novembro de 2014
A falta de água para os habitantes de São Paulo obteve grande repercussão nas últimas semanas. Muito provavelmente por ser o maior centro econômico de nosso país, as notícias tomaram conta dos lares de todo e qualquer brasileiro. Do Oiapoque ao Chuí.
Quinta-feira, 06 de Novembro de 2014
A empresa foi convidada a integrar o ciclo de palestras por ser a única habilitada para recuperar filtros de carvão contaminados por mercúrio no Brasil
Quarta-feira, 05 de Novembro de 2014
Mario Sebben, coordenador do Comitê Temático para Eletroeletrônicos do Banco de Resíduos da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais (FIERGS) participou da reunião geral entre órgãos públicos e empresas de Vacaria, município da região serrana do Estado, para contribuir com orientações a respeito da recuperação do mercúrio proveniente das lâmpadas fluorescentes e do descarte correto do material.
Segunda-feira, 03 de Novembro de 2014
A empresa participou da Expoulbra 2014, mostra de ensino, pesquisa e extensão que reuniu estudantes, empresário e pesquisadores em torno dos temas da sustentabilidade
Quinta-feira, 30 de Outubro de 2014
Foto de coleta da ABR ilustra capa da edição de setembro da publicação
A edição de setembro da revista Lumière aborda a questão da logística reversa das lâmpadas fluorescentes no Brasil. A manchete de capa afirma que o acordo de viabilização deverá ser firmado entre poder público, importadores, fabricantes, distribuidores e comerciantes do setor.
Quarta-feira, 08 de Outubro de 2014
Prestadora de serviços de coleta de lâmpadas fluorescentes industrializava e armazenava material perigoso sem licença ambiental em Caxias do Sul (RS)
A partir do flagrante, foi produzido um relatório apontando as irregularidades no armazenamento do resíduo. A corporação emitiu um termo circunstanciado (TC) e abriu processo administrativo. O relatório foi encaminhado à Fepam e ao Ministério Público (MP). De acordo com a foto publicada no Jornal Pioneiro, (reproduzida abaixo), no referido pavilhão executava-se a quebra de lâmpadas para extrair delas os materiais mais recicláveis, como o soquete de lâmpadas compactas (que contêm cobre, alumínio, plástico) e o soquete de alumínio de lâmpadas tubulares.
Quarta-feira, 01 de Outubro de 2014
Os Centros de Armazenamento de Lâmpadas Inservíveis serão instalados em Cachoeirinha (RS) e Rio de Janeiro (RJ), aprimorando o sistema logístico da empresa e viabilizando o descarte correto para pequenos geradores
A Licença de Implantação conquistada pela Apliquim Brasil Recicle aprova o projeto e representa o primeiro passo da ABR no processo de implantação de dois novos Centros de Armazenamento de Lâmpadas Inservíveis(CALI). “Trata-se de um depósito intermediário para resíduo perigoso. Ali as lâmpadas coletadas em toda a região são separadas por tipologia e preparadas para o transporte até a planta de descontaminação”, explica Eduardo Sebben, diretor superintendente da empresa e mestre em engenharia ambiental.
Quarta-feira, 06 de Agosto de 2014
Imprensa de Caxias do Sul alerta para o perigo do armazenamento incorreto de lâmpadas fluorescentes
Na última semana o jornal O Pioneiro (Grupo RBS) publicou matéria abordando o perigo que o armazenamento incorreto de lâmpadas fluorescentes representa para a saúde humana. Conforme aponta a notícia, a 2ª Companhia de Polícia Ambiental da Brigada Militar (BM) deveria entregar um relatório apontando irregularidades no armazenamento de lâmpadas fluorescentes no município de Caxias do Sul (RS). Um pavilhão no bairro Ana Rech acomodava material sem a Licença de Operação concedida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
Quarta-feira, 23 de Julho de 2014
Em 2013 foi o tucunaré, agora é a piracatinga, ambos peixes típicos da região norte do país, estão contaminando a população da região com mercúrio
A Piracatinga, um peixe vendido na Amazônia como “douradinha” está contaminado por mercúrio. A partir de janeiro a pesca e comercialização desta espécie está proibida pelo Governo em todo o país, pelos próximos cinco anos. A Ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira afirma que as medidas de fiscalização para coibir o comércio ilegal do produto já estão sendo tomadas.
Sexta-feira, 11 de Julho de 2014
Durante quatro anos, entraves legais e políticos impediram a emissão do documento para a unidade de SP, embora a ABR tivesse todas as exigências cumpridas para a sua renovação.
“Apesar de todos os transtornos, estamos comemorando pelo documento finalmente ter sido liberado. Com o licenciamento ambiental renovado, a Apliquim Brasil Recicle espera aumentar a sua escala de serviços atendendo a todos os clientes com ainda mais segurança e credibilidade” ressalta Eduardo Sebben, diretor superintendente da empresa.
Quinta-feira, 10 de Julho de 2014
A empresa é a única no Brasil, deste setor, a possuir a certificação
A certificação pela ISO 14.001 merece destaque, pelo controle que estabelece sobre os aspectos ambientais das operações da empresa. “As avaliações por parte do organismo certificador acontecem todos os anos, e sempre fomos aprovados. Somos os únicos do segmento com a certificação desta norma”, destaca Eduardo Sebben, diretor-superintendente da empresa e mestre em engenharia ambiental.
Segunda-feira, 09 de Junho de 2014
Segunda-feira, 09 de Junho de 2014
Sexta-feira, 06 de Junho de 2014
A edição sustentabilidade da NOI (que circula na Serra Gaúcha e Porto Alegre/RS) apresenta o case de descontaminação de lâmpadas fluorescentes e recuperação de mercúrio da Apliquim Brasil Recicle. Até 2020 devem ser proibidas a produção e o comércio internacional de itens que carreguem mercúrio pelo Programa Ambiental das Nações Unidas. “Se o Brasil tratasse os seus resíduos, e recuperasse todo o mercúrio que já manipula, nos tornaríamos autossuficientes no consumo do metal” explica o engenheiro Eduardo Sebben, na matéria publicada na página 20 da NOI. A edição online pode ser lida em: www.revistanoi.com.br.
Terça-feira, 06 de Maio de 2014
O presidente da Apliquim Brasil Recicle, Mário Sebben, fez um alerta sobre a questão da contaminação no Brasil no último dia 24/04 durante o "Seminário sobre Mercúrio", promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, em cooperação com as agências suecas de controle de produtos químicos (KemI) e de proteção ambiental (Swedish EPA) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). "O poder público, e a sociedade brasileira, ainda não se conscientizaram do tamanho do problema que temos pela frente", alertou Sebben.
Terça-feira, 29 de Abril de 2014
A 14 Feira internacional da Indústria da Iluminação foi realizada na última semana (de 22 a 26 de abril) no Expo Center Norte, em São Paulo. “Fomos à feira para manter contato com nomes importantes do setor de iluminação, como nossos parceiros Golden e Taschibra. Para a Apliquim Brasil Recicle é fundamental conhecer e seguir as tendências dos negócios dos nossos clientes”, afirma Kehrwald. Além disso, o gerente comercial conta que a feira representou a oportunidade para estabelecer relacionamento com grandes empresas como Brilia, Llum Bronzearte, EletroTerrível, Avant, G-light, Remari e TCP.
Quinta-feira, 24 de Abril de 2014
O Brasil tem 194 milhões de habitantes e consome por ano 300 milhões de lâmpadas. Dessas, apenas 16 milhões são destinadas corretamente e somente metade delas é descontaminada pela Apliquim Brasil Recicle (única empresa nacional que comprova a recuperação do mercúrio). “Tão importante quanto o dinheiro que possamos ganhar com o negócio é resolvermos esse problema ambiental brasileiro”, afirmou Sebben.
Quinta-feira, 03 de Abril de 2014
ABR apresenta websérie sobre a situação do mercúrio no Brasil, lança revista sobre o tema e oferece palestra na Feira Internacional do Meio Ambiente.
A participação da ABR na 6a edição da FIEMA tem o propósito de alertar o Brasil. “O mercúrio contido no interior de cada lâmpada fluorescente pode contaminar até 15 mil litros de água. O metal pesado é extremamente tóxico e representa um risco para a saúde humana. Deveria ser de nosso mais absoluto interesse saber exatamente aonde esse resíduo vai parar”, explica Eduardo Sebben, biólogo, mestre em engenharia ambiental e diretor superintendente da Apliquim Brasil Recicle.
Sexta-feira, 28 de Março de 2014
Está no ar o teaser da série que revelará a realidade do mercúrio no Brasil
A série audiovisual distribuída em três capítulos, de cinco minutos cada, fala sobre os perigos da coleta indevida de lâmpadas fluorescentes e propõe alternativas de manejo sustentável do material.
Anualmente são inseridas no mercado brasileiro, cerca de 290 milhões de lâmpadas. “O mercúrio é um metal pesado e muito tóxico para todos os seres vivos, a tendência é que ele se acumule em algum lugar, não podemos dar chance para que isto aconteça. Uma lâmpada pode contaminar até 15mil litros de água, nós podemos estar sendo contaminados por mercúrio e não notamos", alerta Mario Guilherme Sebben, presidente a ABR e protagonista da série.
Sexta-feira, 21 de Março de 2014
Empresa é exemplo de organização sustentável para matéria do programa Globo Cidadania
A equipe do Programa Globo Cidadania esteve na unidade de Paulínia em São Paulo nesta quarta-feira (19.03) para produzir matéria sobre a descontaminação das lâmpadas fluorescentes. A repórter Mariane Salerno entrevistou Eduardo Sebben, Biólogo e Mestre em Engenharia Ambiental e diretor superintendente da empresa. Foram captadas imagens de todos os detalhes do processo de descontaminação, desde a chegada das lâmpadas à unidade industrial até a recuperação do mercúrio em seu estado líquido. "Uma única lâmpada pode contaminar até 15mil litros de água potável. No Brasil, apenas 6% de 290 milhões de lâmpadas consumidas por ano, são corretamente destinadas”, alerta Sebben.
Quinta-feira, 27 de Fevereiro de 2014
Iluminação, eficiência energética e novas tecnologias: em 2013 estes assuntos saíram da pauta exclusiva de quem fabrica, vende ou recicla lâmpadas e passaram a fazer parte do dia a dia da população brasileira. Neste mês comemoramos cinco anos da Apliquim Brasil Recicle e festejamos a escolha de todos os clientes que optam pela descontaminação com recuperação de mercúrio. Juntos tornamos possível que mais de 30 milhões de lâmpadastivessem a sua destinação ambientalmente adequada. Com os 352 kg de mercúrio recuperados pela ABR em 2013,evitamos a contaminação ambiental de 352 bilhões de litros de água potável! Por isso convidamos vocês para ler a publicação e acompanhar as nossas ações ao longo deste ano. Celebremos juntos estes cinco anos fazendo a diferença pelo meio ambiente de nosso país. (http://www.apliquimbrasilrecicle.com.br/saibamais)
Quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2014
Os números mostram: a Apliquim Brasil Recicle garante a preservação do meio ambiente no Brasil e mantém seu compromisso de propor soluções para afirmar a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental de seus clientes. Ao todo, 852 toneladas de materiais e 352kg de mercúrio foram reciclados, ao invés de serem descartados em aterros ou lixões, evitando o risco de contaminação ambiental. Conheça os resultados de 2013.
Quarta-feira, 29 de Janeiro de 2014
A Citeluz, é uma empresa que cuida da gestão da iluminação pública das cidades. “As lâmpadas enviadas pela Citeluz para descontaminação, comumente chamadas de lâmpadas de descarga, ou mistas, possuem maior quantidade de mercúrio se comparadas com lâmpadas fluorescentes normais. O foco da empresa nesta auditoria foi verificar o processo de descontaminação desse tipo de lâmpada”, explica Taneide Alves, coordenadora de gestão empresarial e sustentabilidade da Citeluz.
Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2013
A 14a edição da revista EXAME publicou, em novembro deste ano, o maior levantamento de sustentabilidade corporativa do país - a lista das 61 empresas mais sustentáveis do Brasil. Destas, 48 são clientes da Apliquim Brasil Recicle. A escolha das empresas eleitas para o Guia Exame de Sustentabilidade teve como base uma metodologia elaborada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces), da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.
Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2013
A gerente de marketing da Apliquim Brasil Recicle realizou palestra comemorativa à parceria entre a ABR e o Museu da Lâmpada (SP) na última semana de novembro. O evento celebrou um ano de atividades conjuntas entre a principal empresa brasileira de reciclagem e descontaminação de lâmpadas fluorescentes e o Museu. Reunida com arquitetos e engenheiros envolvidos com projetos sustentáveis, Fabiana Loredo falou sobre mercúrio e a Logística reversa de Lâmpadas Fluorescentes. “Muito pouco se sabe sobre mercúrio, e muito pouco se faz para mitigar os riscos de contaminação em nosso país. Somente através de ações de educação ambiental conseguiremos resultados neste sentido”, afirma a palestrante.
Terça-feira, 03 de Dezembro de 2013
A partir deste mês a Apliquim Brasil Recicle está apoiando a Reciclopédia.org, uma plataforma digital colaborativa, idealizada pela marca Perky Shoes, que informa pontos adequados para o descarte de todos os tipos de resíduos para os consumidores de todo o Brasil. “As pessoas nos procuram em eventos ou por e-mail solicitando indicação de algum ponto de coleta em sua cidade, infelizmente também não temos esta informação para passar adiante. A parceria com a Reciclopedia.org surgiu como uma forma de buscarmos mais informações, através deste projeto colaborativo, para auxiliar a todos”, explica a gerente de marketing da ABR, Fabiana Loredo.
Quinta-feira, 28 de Novembro de 2013
Entre os resíduos gerenciados pela JBS Ambiental, como plásticos, metais e papelão, estão as lâmpadas fluorescentes, que são encaminhadas exclusivamente para a Apliquim Brasil Recicle. "A Apliquim Brasil Recicle é a empresa para a qual destinamos nossas lâmpadas, porque é a única empresa brasileira que recupera o mercúrio. Outras empresas apenas descartam o material em aterros. Para nós, ter certeza da destinação correta das lâmpadas é fundamental, porque temos o compromisso de certificar a destinação de nossos resíduos", explica Rodrigo Ferrareze, Coordenador de Projetos da JBS Ambiental.
Terça-feira, 19 de Novembro de 2013
Dando continuidade à iniciativa de mitigar os riscos de contaminação por mercúrio em todo o território nacional, a Apliquim Brasil Recicle acaba de retirar um lote de 2 kg de mercúrio que há quinze anos aguardava uma destinação correta na Escola Técnica de Paulínia (ETEP), no interior de São Paulo. Conforme conta a diretora da ETEP, Vanda Altafini, foi um ex-aluno da instituição e atual funcionário da Apliquim Brasil Recicle o responsável por fazer esta destinação acontecer. "Por ser uma escola de química, nós trabalhamos em nossos conteúdos programáticos não só sobre o mercúrio, mas também o manuseio e o descarte de outros metais de alta toxicidade”, ressalta Vanda.
Terça-feira, 05 de Novembro de 2013
É a primeira vez que o Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (da 2a região) encaminha as lâmpadas para a Apliquim Brasil Recicle (ABR), vencedora do processo licitatório promovido pelo Órgão Público Ferderal. “É de conhecimento do Tribunal a diferença entre o famoso papa-lâmpadas (que realiza a quebra com liberação de material perigoso, como mercúrio) e o processo de recuperação do metal. Por isso, foi exigido no Edital licitatório critérios para a contratação de serviço de descontaminação e reciclagem de lâmpadas inservíveis que não gerassem resíduos tóxicos para o meio-ambiente“, explica Fernanda Martins, chefe da Seção de Gestão Ambiental.
Segunda-feira, 04 de Novembro de 2013
Renato Grahal, gerente operacional da Taschibra (uma das maiores importadoras de lâmpadas e fabricante de luminárias do Brasil, com mais de 600 colaboradores, e uma produção mensal de 350 mil peças) esteve em Caxias do Sul (RS) na última sexta-feira (01/11) para conhecer o programa Recicla-Lâmpada – Lâmpada no lixo, nunca mais. Caxias do Sul é pioneira na aplicação da logística reversa para o segmento no Brasil. “Os lojistas e consumidores de Caxias estão muito à frente. Parece que entenderam a importância do descarte correto das lâmpadas, o que ainda não acontece no resto do país”, concluiu Grahal.
Segunda-feira, 28 de Outubro de 2013
Na próxima quarta-feira (30/10), a Apliquim Brasil Recicle realizará a sétima coleta de lâmpadas fluorescentes provenientes da Usina Hidrelétrica de Itaipu. Desta vez, serão recolhidas 10 mil unidades. “Mesmo que uma empresa diga que recicla o material, a Itaipu é corresponsável pelo destino final das lâmpadas, por isso temos o cuidado de contratar uma empresa bem certificada. As certificações que a Apliquim Brasil Recicle apresenta nos dão segurança”, explica Gilmar Cândido Alves, gerente de logística da Itaipu.
Quinta-feira, 24 de Outubro de 2013
Hoje, 59% dos municípios gaúchos não possui plano sobre gerenciamento de resíduos urbanos e hospitalares e 50% não possui coleta seletiva. 32% das cidades não promove tratamento ou destinação adequada dos resíduos sólidos. Os dados foram divulgados durante o evento que reuniu cerca de 200 pessoas no auditório do bloco J da Universidade de Caxias do Sul nesta última quarta-feira (23/10). “Existe muita ignorância. Ás vezes eu fico meia hora no telefone explicando que as lâmpadas, por exemplo, não podem ser trituradas. Se isso for feito, 65% do vapor de mercúrio que a lâmpada contém, vai contaminar o meio ambiente", ressalta Carmem Níquel, Engenheira Química da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) .
Terça-feira, 22 de Outubro de 2013
Para Vital Ribeiro é incrível perceber que termômetros, esfigmomanômetros e amálgamas, que contém mercúrio, ainda são utilizados nos hospitais do Brasil. O presidente do Projeto Hospitais Saudáveis alerta que a falta de informação sobre o metal é gritante. De acordo com Ribeiro, o problema do mercúrio no meio ambiente e na saúde pública do Brasil é tão grave, que se os dados sobre o ciclo do metal fossem apresentados com mais frequência, as pessoas perceberiam o perigo que correm. “Um dos grandes equívocos é achar que termômetro é uma coisa banal, que você joga fora em qualquer lugar”, alerta Ribeiro.
Quarta-feira, 09 de Outubro de 2013
A Apliquim Brasil Recicle prepara web série com quatro capítulos sobre diversos assuntos ligados à sustentabilidade e ao descarte de lâmpadas fluorescentes. "A ideia da web série surgiu a partir dos diversos questionamentos que recebemos em encontros ambientais por todo o Brasil, onde contamos nossa trajetória e os desafios de realizar a logística reversa e a descontaminação de lâmpadas fluorescentes no país" explica Fabiana Loredo, gerente de Marketing da ABR.
Quinta-feira, 03 de Outubro de 2013
Desde 2006, a Mercedes-Benz do Brasil já direcionou 226 mil lâmpadas usadas (entre elas fluorescentes e a vapor de sódio) na unidade de São Bernardo do Campo (SP) para os processos de reciclagem e descontaminação, evitando, assim, que componentes e metais pesados, como o mercúrio, por exemplo, poluam o meio ambiente. Esta é uma das ações que integram a política de gestão de resíduos da Mercedes-Benz do Brasil.
Segunda-feira, 30 de Setembro de 2013
As 15 mil lâmpadas fluorescentes foram recolhidas pela Apliquim Brasil Recicle nesta quinta-feira (26/09), na empresa Funresoli, em São Leopoldo. As unidades descartadas por outras 40 empresas da região foram armazenadas nos últimos sete anos pela Funresoli, que funciona como um entreposto entre as empresas geradoras de resíduo e a destinação final. “Temos licença apenas para armazenar, agora a Apliquim vai fornecer o laudo de descontaminação. Esse laudo será encaminhado para cada empresa que gerou o resíduo”, explica Zolair Frisch, engenheira química e vice-presidente da Funresoli.
Segunda-feira, 16 de Setembro de 2013
Acumular grandes quantidades de lâmpadas fluorescentes queimadas pode representar um grande risco para pessoas que circulam ou trabalham perto do material, que contém mercúrio. “Já tive que recolher umas 10 mil lâmpadas de uma empresa aqui em Caxias do Sul, que não descartava porque era caro”, relatou Henrique Gustavo Koch, engenheiro químico e gerente do setor de controle da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Caxias do Sul.
Quinta-feira, 12 de Setembro de 2013
Hoje em Caxias do Sul (RS) lâmpadas, pilhas e baterias são destinadas ao lixo comum e acabam em aterros ou jogadas no meio ambiente. Este e outros problemas que envolvem o descarte de resíduos sólidos são temas de debates entre entidades setoriais e a Administração Municipal de Caxias do Sul desde o dia 3 de setembro. “Nossa expectativa é que a conclusão destes debates gere normas claras, exigindo o cumprimento da lei em Caxias do Sul. Ali (na lei 12.305/2010) está explícito que só o rejeito pode ir para aterro, ou seja, só aquilo que não possui alternativa existente ou economicamente viável para ser reciclado. E todos os componentes das lâmpadas podem e devem ser reciclados, principalmente o mercúrio”, explica Mario Sebben, presidente da Apliquim Brasil Recicle.
Quinta-feira, 05 de Setembro de 2013
Uma única lâmpada fluorescente pode contaminar com mercúrio até 15 mil litros de água potável. “Cuidar desta questão é fundamental para o controle de efluentes. Queremos informar sobre as opções de tratamento e descontaminação de lâmpadas e outros resíduos mercuriais para todo o país". Este foi o alerta do diretor superintendente da empresa, Biólogo e Mestre em Engenharia Ambiental, Eduardo Sebben, no 6º Encontro Nacional de Tecnologia Química.
Quinta-feira, 05 de Setembro de 2013
As unidades provenientes de diversas Secretarias passarão pelo processo de descontaminação do mercúrio, evitando a intoxicação de pessoas da comunidade ou a poluição do meio ambiente.
Terça-feira, 27 de Agosto de 2013
A Apliquim Brasil Recicle segue em alta com mais uma avaliação positiva. Depois de obter a recertificação da ISO 14001, a empresa foi considerada apta em seus serviços durante auditoria ambiental realizada pela Phillips do Brasil. As unidades de Paulínia (SP) e Indaial (SC) foram visitadas para verificar se a prestação dos serviços ambientais está de acordo com as normas exigidas.
Segunda-feira, 26 de Agosto de 2013
Desde 2010 todas as lâmpadas coletadas e entregues por consumidores nas 40 unidades da Tumelero no RS foram confiadas ao processo de coleta e descontaminação de lâmpadas com recuperação do mercúrio proposto pela Apliquim Brasil Recicle. “Nós da Tumelero somos responsáveis pelas lâmpadas que o consumidor precisa descartar até o momento da sua extinção. É fundamental trabalhar com uma empresa em que confiamos. A Apliquim Brasil Recicle tem todas as licenças ambientais necessárias. Eles realizam a separação de todos os materiais bem como a destilação do mercúrio. E isso nos dá muita tranquilidade”, explica Flávio Cassel, técnico de segurança do trabalho da Tumelero.
Terça-feira, 20 de Agosto de 2013
O presidente da Apliquim Brasil Recicle, Mario Guilherme Sebben, foi o principal representante da classe empresarial no "Seminário de Atualização sobre Mercúrio", organizado nos dias 06 e 07 de agosto em São Paulo no auditório da Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho). Dezenas de representantes de órgãos públicos federais e estaduais, ministérios, organizações não-governamentais e sociedade civil tomaram parte no encontro, que abordou temas como a agenda internacional sobre gerenciamento de substâncias químicas; a recente elaboração da Convenção de Minamata, que trata de políticas internacionais para a diminuição mundial do uso mercúrio, e seus impactos na área da saúde no Brasil; e, naturalmente, os riscos à saúde humana decorrentes do mercúrio e seus compostos, com CASOS de acidentes ambientais e processos de tratamento ocorridos no Estado de São Paulo.
Segunda-feira, 12 de Agosto de 2013
Um dos maiores núcleos televisivos da América Latina, o Projac, da Rede Globo, fechou contrato com a Apliquim Brasil Recicle para enviar suas lâmpadas para descontaminação. Estão previstas 40 mil lâmpadas por ano para descarte, provenientes dos estúdios da emissora, localizado em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
Sexta-feira, 09 de Agosto de 2013
A Apliquim Brasil Recicle manteve a certificação de seu Sistema de Gestão Ambiental – SGA, após auditoria realizada pela Certificadora EVS Brasil. “Com a recertificação de nosso SGA, mantemos a credibilidade de nossas operações, e podemos afirmar que estamos muito acima das exigências legais, pois avaliamos todas possibilidades de impactos ao meio ambiente. Quando o cliente tem corresponsabilidade legal pelo destino que dá às suas lâmpadas, esta certificação torna-se uma segurança e um diferencial”, afirma Carla Tatiana Nau, engenheira química e Gerente de Planejamento e Controle Técnico da Apliquim Brasil Recicle.
Terça-feira, 06 de Agosto de 2013
O depoimento alarmante do presidente da Apliquim Brasil Recicle, Mario Guilherme Sebben, sobre o risco de impossibilidade da aplicação da legislação de logística reversa no Brasil devido à incapacidade estrutural do poder público para otimizar e fiscalizar o processo, durante o 4o Fórum Internacional de Resíduos Sólidos realizado no fim de julho em Porto Alegre, alcançou a responsável pela implementação de projetos ambientais em órgãos do governo.
Segunda-feira, 05 de Agosto de 2013
O presidente da Apliquim Brasil Recicle, Mario Guilherme Sebben, realizou a palestra mais contundente do 4o Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, promovido pelo Instituto Venturi nos últimos dias 22 e 23 de julho no Auditório do Ministério Público, em Porto Alegre.
Sexta-feira, 19 de Julho de 2013
Desde março deste ano, a Apliquim Brasil Recicle é a responsável pela descontaminação e reciclagem das lâmpadas coletadas nas unidades da Casas Bahia, por todo o Brasil. Para Leila Regina, analista ambiental da Via Varejo, empresa que administra as marcas Casas Bahia e Pontofrio, esse tipo de ação representa a preocupação com a preservação ambiental. “A empresa opta por uma atitude responsável, antecipando a Política Nacional de Resíduos Sólidos e protegendo o meio ambiente dos prejuízos advindos do descarte aleatório deste resíduo”, ressalta Leila.
Sexta-feira, 19 de Julho de 2013
A cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, tem desde o início do ano uma lei que institui a Política de Resíduos Sólidos no município. Existem instituições que já estão olhando para essa questão e tomando iniciativas para se enquadrar na gestão desses resíduos. Entre essas medidas, está o envio de lâmpadas usadas para a descontaminação e reciclagem na Apliquim Brasil Recicle.
Quinta-feira, 18 de Julho de 2013
Desde o último dia 30 de junho está valendo a proibição da venda de lâmpadas comuns de uso geral, com potências entre 61 e 100 Watts. O governo adotou a medida pois essas lâmpadas não atendem aos níveis mínimos de eficiência energética e, portanto, não serão mais produzidas nem importadas no Brasil.
Quarta-feira, 03 de Julho de 2013
Para facilitar a busca de informações sobre logística reversa e descarte correto de lâmpadas fluorescentes, a Apliquim Brasil Recicle criou um espaço em seu próprio site chamado “Saiba mais”.
Terça-feira, 02 de Julho de 2013
A Apliquim Brasil Recicle participou de uma reunião na última quinta-feira com secretários e diretores do Meio Ambiente de municípios que fazem parte da Granpal – Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre. A entidade, através do seu GT de Resíduos Sólidos, procurou na Apliquim Brasil Recicle uma solução para a destinação das lâmpadas oriundas de seus prédios públicos.
Sexta-feira, 28 de Junho de 2013
Muitas pessoas e empresas ainda acreditam que o processo de descontaminação de lâmpadas fluorescentes é exatamente igual ao de trituração. Com o objetivo de esclarecer tecnicamente a diferença entre esses processos, a Apliquim Brasil Recicle realizou uma consulta jurídica de natureza ambiental com a empresa Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados. O documento responde a diversas questões relacionadas à Lei 12305/2010 (PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos) de forma clara e objetiva, auxiliando na compreensão dos aspectos técnicos e legais.
Quarta-feira, 19 de Junho de 2013
Referência brasileira no setor a partir do tratamento de lâmpadas em larga escala, Apliquim Brasil Recicle inicia conversações para prestar consultoria ao projeto federal uruguaio no setor, que pode fazer do país vizinho o primeiro da América Latina a atuar em linha com as novas regras globais do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente
Terça-feira, 18 de Junho de 2013
A Mercedes-Benz do Brasil, maior fabricante de veículos comerciais da América Latina, encaminha novamente à Apliquim Brasil Recicle um grande número de lâmpadas fluorescentes oriundas da geração de resíduos da unidade de São Bernardo do Campo (SP). Ao todo, 27 mil lâmpadas foram coletadas na maior planta de caminhões da Mercedes-Benz no mundo.
Segunda-feira, 17 de Junho de 2013
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) conta novamente com os serviços da Apliquim Brasil Recicle para o descarte de suas lâmpadas. A empresa, que já prestava serviços para a UFRGS desde 2009, ganhou novamente o processo licitatório para coletar as lâmpadas fluorescentes e reatores nos campus da universidade.
Quinta-feira, 06 de Junho de 2013
Para comemorar a Semana do Meio Ambiente de Caxias do Sul, a Apliquim Brasil Recicle esteve presente em evento na Praça Dante Alighieri, orientando a comunidade a respeito do descarte correto de lâmpadas fluorescentes.
Quarta-feira, 05 de Junho de 2013
Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente compartilhamos o tema do PNUMA que é Pensar.Comer.Conservar.
Assim como trabalhamos para a diminuição dos riscos de contaminação da água por mercúrio (seja através das lâmpadas ou de qualquer outro tipo de resíduo), também queremos compartilhar iniciativas que divulguem e ensinem o que devemos fazer para a preservação de nossas reservas naturais de água.
Segunda-feira, 20 de Maio de 2013
Além de descontaminar e reciclar da maneira correta as lâmpadas fluorescentes, informar às pessoas sobre os danos que o mercúrio presente nessas lâmpadas pode causar sempre foi uma preocupação da Apliquim Brasil Recicle.
Sexta-feira, 17 de Maio de 2013
Lâmpadas fluorescentes devem passar por processos corretos para que seu descarte seja considerado seguro. Segundo estudos da EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos), equipamentos conhecidos como trituradores de lâmpadas podem não atender a todos os requisitos de segurança necessários. Para o biólogo e diretor da Apliquim Brasil Recicle, Eduardo Sebben, todo o processo de descontaminação e reciclagem de uma lâmpada exige atenção “desde o momento do armazenamento do material, coleta e transporte, até o seu destino final”.
Quarta-feira, 24 de Abril de 2013
A Apliquim Brasil Recicle volta a dar atenção às ações de conscientização ao consumidor. Dando continuidade ao “Programa Recicla Lâmpada – lâmpada no lixo nunca mais”, iniciativa lançada em 2011 em parceria com a SEMMA (Secretaria de Meio Ambiente do Município) e a ACOMAC de Caxias do Sul, a empresa lança uma nova ação referente ao programa. Das 20 lojas que fazem parte da iniciativa, algumas receberam um novo banner com o slogan ‘Ao comprar uma lâmpada nova descarte a usada aqui’.
Terça-feira, 16 de Abril de 2013
A Escola Politécnica da USP, uma das instituições de ensino mais prestigiadas do Brasil, tem uma nova parceira à altura da sua excelência: a Apliquim Brasil Recicle. No último mês de março deste ano as duas organizações assinaram uma parceria que finalmente organizou o destino correto para os cerca de 30kg de mercúrio armazenados ao longo de 10 anos pela Poli-USP, como costuma ser chamada a escola.
Sexta-feira, 12 de Abril de 2013
A Apliquim Brasil Recicle coleta durante esta semana mais de 30 mil lâmpadas na cidade de Fortaleza, Ceará. Esses resíduos serão coletados e encaminhados para o processo de descontaminação e recuperação do mercúrio. Desse número, cerca de 25 mil foram encaminhadas pela Citéluz, empresa que presta serviços de iluminação pública no município.
Terça-feira, 02 de Abril de 2013
A ArcelorMittal, maior empresa produtora de aço da América Latina, encaminhou à Apliquim Brasil Recicle 25 mil lâmpadas fluorescentes usadas só no mês de março. A coleta é proveniente da unidade de Serra, no Espírito Santo. Todo o mercúrio contido nas lâmpadas é recuperado em seu estado líquido elementar enquanto os demais materiais são reciclados.
Terça-feira, 02 de Abril de 2013
O diretor da Apliquim Brasil Recicle, Eduardo Sebben, visitou no mês de março uma das maiores fabricantes de lâmpadas da China, a Leedarson, que fornece produtos para grandes marcas como a Taschibra e a IKEA. O objetivo da viagem foi conhecer a tecnologia chinesa de produção de lâmpadas, além de estreitar relacionamentos e conhecer os processos de reciclagem no país asiático.
Segunda-feira, 01 de Abril de 2013
Durante os dias 8, 9 e 10 de abril, as equipes comercial e administrativa da Apliquim Brasil Recicle participam de treinamento interno sobre questões que envolvem todo o processo de descarte de lâmpadas e recuperação do mercúrio.
Terça-feira, 19 de Março de 2013
Única empresa nacional capacitada para recuperar mercúrio em seu estado líquido elementar, a Apliquim Brasil Recicle tem sido aliada do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que estabeleceu metas globais para controlar a poluição gerada por esse tipo de metal tóxico. No Brasil, organizações que utilizam mercúrio em alguns de seus processos, como o caso do SESC Araraquara, estão cada vez mais conscientes da importância de recuperar e reciclar esse tipo de resíduo, como forma de garantir a sustentabilidade, a preservação do meio ambiente e da saúde humana. O responsável pelo programa do SESC “Lixo Menos é Mais”, Carlos Sperli, explica que a preocupação com o descarte adequado do mercúrio faz parte da política ambiental da entidade. “Através deste programa, o SESC acredita que o maior legado que pode deixar para as futuras gerações é a certeza de ter começado um processo de transformação, que irá permitir a todos viverem em harmonia com o meio ambiente...” (saiba mais)
Sexta-feira, 15 de Março de 2013
Com a necessidade de investir em práticas sustentáveis como forma de atender uma legislação ambiental cada vez mais rigorosa e um mercado consumidor mais consciente, as empresas e organizações que atuam no Brasil têm se mostrado mais exigentes na hora de contratar serviços para o descarte adequado de seus resíduos. Entre os serviços realizados pela Apliquim Brasil Recicle no último bimestre, são destaque as coletas de mais de 66 mil lâmpadas da Companhia Paranaense de Energia (Copel), em Curitiba (PR), e de mais de 6 mil lâmpadas do Centro de Distribuição das Casas Bahia, em Ribeirão Preto (SP).
Terça-feira, 12 de Março de 2013
A edição da segunda-feira, dia 11 de março, o programa Mais Você teve início abordando os temas da reciclagem e descontaminação de mercúrio em lâmpadas fluorescentes.
Terça-feira, 05 de Março de 2013
Com um novo espaço dedicado ao tema da sustentabilidade, o Museu da Lâmpada, em São Paulo, reabriu suas portas para o público em fevereiro. Com o apoio da Apliquim Brasil Recicle, um novo ambiente foi criado para conscientizar os visitantes sobre a importância do descarte correto e ecológico das lâmpadas usadas, com ênfase na descontaminação e reciclagem desse tipo de resíduo. “Nosso principal objetivo é alertar o público infanto-juvenil sobre a necessidade de recuperar resíduos contaminados por mercúrio, como é o caso das lâmpadas fluorescentes”, destaca o presidente da Apliquim Brasil Recicle, Mário Sebben.
Quinta-feira, 28 de Fevereiro de 2013
Os amantes da história da iluminação não podem deixar de conferir as novas instalações do Museu da Lâmpada, que reabre suas portas para o público após concluir suas obras de expansão, na cidade de São Paulo. Com um acervo de modelos originais e réplicas de lâmpadas utilizadas desde o início do século passado, o museu apresenta novidades, como uma réplica do ambiente de trabalho do genial inventor Thomas Edison, e um espaço totalmente dedicado ao tema da sustentabilidade, que conta com o apoio da Apliquim Brasil Recicle.
Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2013
Após quatro anos de debate, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) define metas globais para o controle da poluição gerada pelo metal pesado. No Brasil, Apliquim Brasil Recicle vai ampliar seu envolvimento com a recuperação de mercúrio em diferentes indústrias: química, odontológica, iluminação e mineração / garimpo.
Terça-feira, 29 de Janeiro de 2013
Certificado pela ISO 14001 desde 2001, o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da Apliquim Brasil Recicle foi implementado com o objetivo de estruturar, organizar e controlar as atividades desenvolvidas pela empresa, única no setor de descontaminação de lâmpadas e resíduos com mercúrio a ter esse tipo de certificação no país. “Há mais de dez anos, a Apliquim Brasil Recicle é certificada pela norma, o que demonstra a segurança de suas operações, a responsabilidade com o compromisso de seus clientes, e a preocupação com a preservação ambiental”, destaca. es, a responsabilidade com o compromisso de seus clientes, e a preocupação com a preservação ambiental”, destaca.
Segunda-feira, 14 de Janeiro de 2013
Em 2012, a empresa Apliquim Brasil Recicle conquistou solidez. A percepção por parte dos clientes de que se trata de uma empresa unificada, orientada por padrões de segurança, qualidade e rigor técnico, validou esta conquista. Em 2013, a Apliquim Brasil Recicle irá investir em inovação tecnológica e na ampliação de sua rede logística para atender a crescente demanda do setor de descontaminação e reciclagem de lâmpadas contendo mercúrio. O diretor da empresa, Eduardo Sebben, informa que serão investidos no ano cerca de R$ 1 milhão em novas tecnologias, com o objetivo de aumentar a produtividade e o controle operacional sobre o processamento das lâmpadas.
Quinta-feira, 29 de Novembro de 2012
A Apliquim Brasil Recicle acaba de conquistar a recertificação da ISO 14001, norma técnica que atesta a qualidade ambiental das empresas e a adoção de práticas sustentáveis pelo setor corporativo. Atualmente, a empresa é a única do setor de descontaminação e reciclagem de lâmpadas fluorescentes no Brasil certificada pela ISO 14001.
Quarta-feira, 28 de Novembro de 2012
A Fiat, líder do mercado brasileiro de carros de passeio nos últimos anos, tem em sua fábrica em Betim (MG) a maior planta industrial da companhia no mundo após a sede em Turim, na Itália. E foi para lá que a equipe técnica da Apliquim Brasil Recicle se dirigiu no final de outubro para retirar mais de 80 mil lâmpadas fluorescentes, que vinham sendo armazenadas para que fossem descartadas corretamente.
A Fiat, líder do mercado brasileiro de carros de passeio nos últimos anos, tem em sua fábrica em Betim (MG) a maior planta industrial da companhia no mundo após a sede em Turim, na Itália. E foi para lá que a equipe técnica da Apliquim Brasil Recicle se dirigiu no final de outubro para retirar mais de 80 mil lâmpadas fluorescentes, que vinham sendo armazenadas para que fossem descartadas corretamente.
A Fiat, líder do mercado brasileiro de carros de passeio nos últimos anos, tem em sua fábrica em Betim (MG) a maior planta industrial da companhia no mundo após a sede em Turim, na Itália. E foi para lá que a equipe técnica da Apliquim Brasil Recicle se dirigiu no final de outubro para retirar mais de 80 mil lâmpadas fluorescentes, que vinham sendo armazenadas para que fossem descartadas corretamente.
Segunda-feira, 26 de Novembro de 2012
O município de Cruz Alta já conta com um ponto de coleta de lâmpadas fluorescentes usadas, para todos os consumidores interessados em descartarem o produto de forma ecológica. Há três anos, a Glasil Materiais Elétricos mantém parceria com a Apliquim Brasil Recicle, empresa especializada em coleta, descontaminação e reciclagem de lâmpadas fluorescentes. Por meio da parceria, as lâmpadas descartadas por consumidores podem ter um destino ecologicamente adequado.
Terça-feira, 30 de Outubro de 2012
A Taschibra, uma das maiores empresas do setor de iluminação no Brasil, está consolidando sua parceria com a Apliquim Brasil Recicle para o descarte ambientalmente correto de lâmpadas fluorescentes usadas. Em setembro, a empresa encaminhou 16 mil lâmpadas para descontaminação e reciclagem. Foi o segundo descarte de lâmpadas realizado por meio da contratação dos serviços da Apliquim Brasil Recicle. No total, já foram descartadas 32 mil lâmpadas através da parceria.
Sexta-feira, 26 de Outubro de 2012
A Mercedes-Benz do Brasil, maior fabricante de veículos comerciais da América Latina, encaminhou à Apliquim Brasil Recicle 17 mil lâmpadas fluorescentes usadas, para descontaminação e reciclagem. As lâmpadas, coletadas em setembro, são provenientes da unidade de São Bernardo do Campo (SP), que é a maior planta de caminhões da Mercedes-Benz no mundo.
Terça-feira, 23 de Outubro de 2012
O trabalho desenvolvido pela Apliquim Brasil Recicle no tratamento e reciclagem de lâmpadas fluorescentes está ganhando destaque na cobertura jornalística da mídia em todo país. O mês de outubro foi destaque com duas reportagens para a TV. A reportagem para a Globo News, gravada na unidade da empresa em Paulínia (SP), será apresentada no programa “Cidades e Soluções” a partir do dia 24/10. Também foi realizada uma reportagem para a TVE, gravada no cliente Pró Ambiente em Gravataí (RS), que vai ao ar na primeira quinzena de novembro.
Segunda-feira, 22 de Outubro de 2012
“Uma empresa que só se preocupa em dar lucro para seus acionistas é uma empresa fadada a desaparecer. Além de dar lucro, uma empresa precisa atuar com responsabilidade e promover o desenvolvimento social e ambiental”. Assim o empresário Mário Sebben, presidente da Apliquim Brasil Recicle, explicou sua opção por investir num negócio voltado à promoção da sustentabilidade, durante o Congresso Internacional de Responsabilidade Social Empresarial, evento promovido pela FIERGS, reuniu executivos e especialistas para discutir conceitos éticos e sociais na atuação empresarial.
Segunda-feira, 01 de Outubro de 2012
As premissas e o andamento da logística reversa no Brasil, o universo da descontaminação e reciclagem de lâmpadas fluorescentes e as expectativas em relação ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos foram a pauta da palestra conduzida pelo diretor-superintendente da Apliquim Brasil Recicle, Mário Guilherme Sebben, durante a 2ª Conferência de Gerenciamento de Resíduos e Efluentes, promovida pelo portal Página Sustentável nos dias 25 e 26 de setembro em São Paulo. As premissas e o andamento da logística reversa no Brasil, o universo da descontaminação e reciclagem de lâmpadas fluorescentes e as expectativas em relação ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos foram a pauta da palestra conduzida pelo diretor-superintendente da Apliquim Brasil Recicle, Mário Guilherme Sebben, durante a 2ª Conferência de Gerenciamento de Resíduos e Efluentes, promovida pelo portal Página Sustentável nos dias 25 e 26 de setembro em São Paulo. As premissas e o andamento da logística reversa no Brasil, o universo da descontaminação e reciclagem de lâmpadas fluorescentes e as expectativas em relação ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos foram a pauta da palestra conduzida pelo presidente da Apliquim Brasil Recicle, Mário Guilherme Sebben, durante a 2ª Conferência de Gerenciamento de Resíduos e Efluentes, promovida pelo portal Página Sustentável nos dias 25 e 26 de setembro em São Paulo. As premissas e o andamento da logística reversa no Brasil, o universo da descontaminação e reciclagem de lâmpadas fluorescentes e as expectativas em relação ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos foram a pauta da palestra conduzida pelo presidente da Apliquim Brasil Recicle, Mário Guilherme Sebben, durante a 2ª Conferência de Gerenciamento de Resíduos e Efluentes, promovida pelo portal Página Sustentável nos dias 25 e 26 de setembro em São Paulo. As premissas e o andamento da logística reversa no Brasil, o universo da descontaminação e reciclagem de lâmpadas fluorescentes e as expectativas em relação ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos foram a pauta da palestra conduzida pelo presidente da Apliquim Brasil Recicle, Mário Guilherme Sebben, durante a 2ª Conferência de Gerenciamento de Resíduos e Efluentes, promovida pelo portal Página Sustentável nos dias 25 e 26 de setembro em São Paulo. As premissas e o andamento da logística reversa no Brasil, o universo da descontaminação e reciclagem de lâmpadas fluorescentes e as expectativas em relação ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos foram a pauta da palestra conduzida pelo presidente da Apliquim Brasil Recicle, Mário Guilherme Sebben, durante a 2ª Conferência de Gerenciamento de Resíduos e Efluentes, promovida pelo portal Página Sustentável nos dias 25 e 26 de setembro em São Paulo. aaa
As premissas e o andamento da logística reversa no Brasil, o universo da descontaminação e reciclagem de lâmpadas fluorescentes e as expectativas em relação ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos foram a pauta da palestra conduzida pelo presidente da Apliquim Brasil Recicle, Mário Guilherme Sebben, durante a 2ª Conferência de Gerenciamento de Resíduos e Efluentes, promovida pelo portal Página Sustentável nos dias 25 e 26 de setembro em São Paulo.
Quarta-feira, 12 de Setembro de 2012
A Lei 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), reforça a responsabilidade de todos os geradores (consumidores, empresas e órgãos públicos) para com os seus resíduos, até sua destinação final ambientalmente adequada (conceito também firmado pela lei). Com o objetivo de implementar no Brasil um modelo avançado para a gestão ecologicamente responsável de resíduos sólidos, a legislação também estabelece, em seu artigo 3º, a diferença entre resíduos e rejeitos.
Segunda-feira, 10 de Setembro de 2012
A Anheuser-Busch InBev (Ab Inbev), conhecida como AmBev, acaba de renovar o contrato com a Apliquim Brasil Recicle para o descarte ecológico de lâmpadas fluorescentes provenientes de suas unidades nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Por meio da parceria, serão encaminhadas pela companhia cerca de 36 mil lâmpadas por ano para descontaminação e reciclagem. Quarta maior cervejaria do mundo e líder do mercado latino-americano, a Ambev mantém, desde 1992, um Sistema de Gestão Ambiental focado na redução do consumo de água e energia, no aumento da reciclagem de resíduos e na diminuição da emissão de poluentes.
Quarta-feira, 05 de Setembro de 2012
objetivo é garantir o descarte ecológico das lâmpadas após seu uso, evitando a disposição em aterros ou a incineração do resíduo, procedimentos que geram poluição, desperdício de recursos naturais e riscos para a saúde Cerca de 175 mil lâmpadas fluorescentes usadas na iluminação pública da capital fluminense foram encaminhadas para descontaminação e reciclagem no mês de agosto. As lâmpadas foram entregues pela RioLuz, empresa responsável pelo sistema de iluminação urbana no município, para a Apliquim Brasil Recicle, especializada em coleta e tratamento desse tipo de resíduo.
Terça-feira, 14 de Agosto de 2012
O Centro de Educação Ambiental da Usina Santa Cruz, de São Paulo, está expondo materiais da Apliquim Brasil Recicle para mostrar aos visitantes o processo de reciclagem de lâmpadas. Além de um banner explicativo da empresa, o público pode conferir os subprodutos gerados a partir da descontaminação e da reciclagem de lâmpadas fluorescentes descartadas, como vidro, alumínio e pó fosfórico. O Centro é mantido pela Usina Santa Cruz, uma das 25 maiores do Brasil no mercado de açúcar, etanol e energia elétrica.
Segunda-feira, 13 de Agosto de 2012
A Apliquim Brasil Recicle promoveu um curso para formação de auditores internos, visando a recertificação da empresa pela norma ISO 14001, nos dias 18, 24 e 26 de julho, na unidade de Paulínia (SP). O treinamento foi ministrado pela Via Sapia, especializada em consultoria para implantação, manutenção e certificação de sistemas de gestão ambiental.
Quinta-feira, 02 de Agosto de 2012
A Apliquim Brasil Recicle, empresa especializada em descontaminação e reciclagem de lâmpadas fluorescentes, irá contribuir com a criação de um novo espaço no Museu da Lâmpada, em São Paulo, doando materiais que exemplificam os subprotudos provenientes do processo de reciclagem e exemplos dos mais diversos tipos de lâmpadas que contém mercúrio.
Terça-feira, 24 de Julho de 2012
O diretor-presidente da Apliquim Brasil Recicle, Mário Sebben, assumiu em julho a coordenação do Comitê Temático para Eletroeletrônicos do Banco de Resíduos da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais (Fiergs). Trata-se de um dos diversos comitês recentemente criados pela entidade com o intuito de desenvolver ações para atender as diretrizes do Programa Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que estabelece as responsabilidades sobre o destino de produtos após o consumo.
Segunda-feira, 23 de Julho de 2012
Atenta à implementação do Programa Nacional de Resíduos Sólidos e suas novas oportunidades de negócio, a empresa líder em descontaminação e reciclagem de lâmpadas fluorescentes no País fecha parcerias no Pará, Maranhão, Ceará e Minas Gerais – e já negocia com empresas da Bahia.
Sexta-feira, 20 de Julho de 2012
Conforme indica seu nome, a Logística Reversa será responsável por fazer chegar um produto pós-consumo ou um resíduo industrial ao seu ponto final de tratamento, reciclagem e retorno à utilização. Trata-se de uma nova maneira de encarar a vida útil de um bem de consumo, criando um ciclo completo de utilização destes bens. O Brasil consome, por exemplo, cerca de 200 milhões de lâmpadas fluorescentes com mercúrio por ano, mas, atualmente, somente cerca de 14 milhões são recicladas.
Quinta-feira, 12 de Julho de 2012
A unidade da TV Globo no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, e a unidade da Volkswagen em São Bernardo do Campo, em São Paulo, são alguns dos novos clientes conquistados pela Apliquim Brasil Recicle no segundo trimestre de 2012. Outras organizações que passaram a contar com os serviços da Apliquim Brasil Recicle nos últimos três meses foram a fabricante de lâmpadas FLC (unidades de São Paulo e Rio Grande do Sul), a Rioluz (Companhia Municipal de Energia e Iluminação da Prefeitura do Rio de Janeiro), as Lojas Tumelero (de Porto Alegre/RS) e a Secretaria Estadual da Administração e dos Recursos Humanos do Rio Grande do Sul.
Terça-feira, 03 de Julho de 2012
A Apliquim Brasil Recicle coletou 2,7 mil lâmpadas fluorescentes descartadas no município de Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul. As lâmpadas foram encaminhadas pela população local a partir de uma campanha realizada pela Prefeitura Municipal, durante a Semana do Meio Ambiente. A Campanha de Recolhimento de Lâmpadas Fluorescentes de Não-Me-Toque foi uma ação criativa, organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, visando solucionar o problema ambiental gerado pela destinação incorreta de lâmpadas.
Segunda-feira, 02 de Julho de 2012
O 3º Fórum de Logística Reversa em São Paulo, realizado no último mês de junho, teve como foco de debate a sistemática de retorno de produtos pós-consumo para o ciclo produtivo e de negócios. O evento foi promovido pelo Conselho de Logística Reversa do Brasil e reuniu especialistas e executivos para debaterem experiências da sistemática já implementada no País. O diretor da Apliquim Brasil Recicle, Eduardo Sebben, foi um dos palestrantes convidados para abordar a logística reversa das lâmpadas fluorescentes.
Sexta-feira, 22 de Junho de 2012
“Diversas organizações sociais e delegações do Brasil e do mundo estão cobrando a transformação de políticas ambientais em práticas efetivas e buscando a mudança de atitudes para garantir a sustentabilidade. É um momento de reflexão e mobilização social para construir um mundo melhor”, avalia Eduardo Sebben, diretor da empresa, durante a Conferência Internacional da Organização das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, que acontece no Rio de Janeiro.
Segunda-feira, 11 de Junho de 2012
De acordo com a legislação europeia, os resíduos de mercúrio metálico só podem ser armazenados temporariamente por cinco anos. Após este período, devem ser recuperados e reconvertidos para outros usos. Entretanto, como é proibida a exportação e a importação de mercúrio na União Europeia, visando eliminar seu comércio transfronteiriço, há um excedente deste metal no continente, o que obrigou a União Europeia a desenvolver tecnologias para o armazenamento permanente. “A União Européia quer ter certeza dos métodos mais seguros para o armazenamento permanente do mercúrio", explicou Manoel Ramos, do CTNDM da Espanha.
Segunda-feira, 11 de Junho de 2012
O descarte responsável e o gerenciamento adequado das lâmpadas fluorescentes já são realidade na União Europeia. Diferentemente do Brasil, que ainda está por implementar sua política de Logística Reversa, a Espanha já possui 8 mil pontos de coleta de lâmpadas distribuídos por todo país. Conforme Alberto Rodriguez, da Associação para Reciclagem de Lâmpadas da Espanha (AMBILAMP), o país já recolhe 40% dos resíduos de lâmpadas fluorescentes, encaminhando-as para descontaminação e reciclagem, com recuperação do mercúrio contido nesses produtos. “A meta é chegar a 45% até 2013”, informou.
Sexta-feira, 01 de Junho de 2012
O diretor da Apliquim Brasil Recicle, Eduardo Sebben, proferiu palestra sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e as novas oportunidades de mercado na área de gestão ambiental para alunos do mestrado em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sebben, que também é biólogo e mestre em Gestão Ambiental, abordou os principais conceitos da PNRS, como os de responsabilidade compartilhada, acordo setorial e logística reversa.
Quarta-feira, 23 de Maio de 2012
O Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente da Espanha, ao lado do Centro Tecnológico Nacional de Descontaminação de Mercúrio (CTNDM) reuniu líderes de primeira linha da América Latina, Caribe e Europa nesta segunda e terça-feira (21 e 22/05), em Brasília, para discutir projetos e alternativas à gestão de resíduos de mercúrio no ambiente latino-americano. Entre outros usos, este metal pesado e tóxico faz parte de um dos itens de consumo mais populares do Brasil e de qualquer país: as lâmpadas fluorescentes.
Segunda-feira, 14 de Maio de 2012
A Apliquim Brasil Recicle coletou neste mês de maio cerca de 42 mil lâmpadas fluorescentes usadas na iluminação pública das cidades de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú, no Ceará. Trata-se da primeira coleta de grande porte realizada pela Apliquim Brasil Recicle na região Nordeste do país, em parceria a Braslimp. As lâmpadas foram entregues pela Citéluz, empresa que presta serviços de iluminação urbana nesses municípios e atua em dez estados do Brasil.
Sexta-feira, 11 de Maio de 2012
A Apliquim Brasil Recicle e a Usina de Itaipu, segunda maior hidrelétrica do mundo em capacidade instalada, firmaram parceria para garantir a descontaminação e a reciclagem de 40 mil lâmpadas fluorescentes descartadas pela geradora de energia. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, a hidrelétrica adota medidas para reaproveitar e reciclar materiais e incentiva práticas ecologicamente corretas na agricultura, na pesca e nas atividades de lazer.
Quinta-feira, 10 de Maio de 2012
A Apliquim Brasil Recicle acaba de obter a renovação de licença do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para transportar lâmpadas fluorescentes usadas no estado. A empresa é a única no país a possuir frota especializada e licenciada para transportar lâmpadas em todos os estados onde opera. O diretor da Apliquim Brasil Recicle, Eduardo Sebben, observa que os licenciamentos são necessários não apenas para armazenar, descontaminar e reciclar estes resíduos, mas também para transportá-los, pois são enquadrados como resíduos perigosos.
Segunda-feira, 30 de Abril de 2012
A Apliquim Brasil Recicle marcou presença durante a última edição da FIEMA, em Bento Gonçalves.
Durante o evento, a empresa recebeu a visita de clientes, participou de Rodadas de Negócios com comissões brasileiras e italianas, e apresentou o processo de reciclagem e descontaminação para os visitantes. “A atuação da empresa é essencial, pois é necessário esclarecer à população os efeitos que o mercúrio pode causar. As pessoas precisam saber que lâmpadas devem ser descartadas corretamente. Isso auxilia na Logística Reversa, e também faz com que toda a cadeia de materiais seja recuperada, principalmente o mercúrio”, explica o Prof. M.Sc Mário Ricardo Guadagnin, do curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc),
Quinta-feira, 12 de Abril de 2012
Fazendo jus ao seu compromisso com a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente, a Apliquim Brasil Recicle realizou a descontaminação e a reciclagem de 1,7 milhão de lâmpadas fluorescentes no primeiro trimestre de 2012. Entre as organizações que descartaram suas lâmpadas com a Apliquim Brasil Recicle neste trimestre, são destaque grandes empresas como Natura, Sadia, GRI – Renault, Volkswagen, Philip Morris, Biopetro, entre outras.
Quarta-feira, 11 de Abril de 2012
Uma parceria entre a GRI, empresa especializada em gerenciamento de resíduos industriais, e a Apliquim Brasil Recicle viabiliza a descontaminação e reciclagem das lâmpadas fluorescentes descartadas pelo complexo da Renault em São José dos Pinhais, no Paraná. "O compromisso com o meio ambiente, a segurança ocupacional eficaz e a transparência da empresa foram pontos extremamente positivos e decisivos para classificar a Apliquim Brasil Recicle como uma empresa qualificada para destinar as lâmpadas de uma importante multinacional comprometida com o meio ambiente que é a Renault do Brasil”, destaca Maibi Tisian, Assistente Técnica Ambiental da GRI / Renault do Brasil.
Segunda-feira, 09 de Abril de 2012
A Apliquim Brasil Recicle, líder nacional de mercado no setor de descontaminação e reciclagem de lâmpadas fluorescentes, irá expor na Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente (Fiema 2012), de 24 a 27 de abril de 2012, em Bento Gonçalves (RS). Com 350 expositores voltados às áreas de sustentabilidade e gestão ambiental, a Fiema é o principal evento de negócios ambientais do sul do país, reunindo empresas, entidades e visitantes do Brasil e do exterior.
Sexta-feira, 06 de Abril de 2012
O diretor-presidente da Apliquim Brasil Recicle, Mario Sebben, participou como palestrante do III Fórum de Saneamento de Estrela, no Rio Grande do Sul, no dia 23 de março. O evento, promovido pela Prefeitura de Estrela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento Básico, abordou temas como a logística reversa de lâmpadas fluorescentes, a destinação de resíduos da construção civil, o tratamento de esgoto e a coleta e destinação de óleo lubrificante usado e contaminado.
Sexta-feira, 30 de Março de 2012
Uma reportagem do Diário Comércio, Indústria e Serviços (DCI), de São Paulo (SP), publicada nesta semana (26 de março), destacou nacionalmente a atuação da Apliquim Brasil Recicle na descontaminação e reciclagem de lâmpadas fluorescentes. O texto, intitulado “Plano de Resíduos Sólidos abre novos mercados no país”, aborda os novos investimentos que estão sendo realizados por empresas nacionais e estrangeiras no setor de reciclagem de resíduos.
Quarta-feira, 28 de Março de 2012
A Apliquim Brasil Recicle firmou parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), na serra gaúcha, para o desenvolvimento do projeto "Aspectos técnicos, ambientais e econômicos da aplicação de resíduos de lâmpadas de mercúrio descontaminadas em artefatos cerâmicos". O convênio foi assinado no dia 12 de março, com a presença do reitor da UCS, Isidoro Zorzi e do presidente a empresa, Mario Guilherme Sebben.
Segunda-feira, 26 de Março de 2012
A Apliquim Brasil Recicle coletou nos dias 15 e 16 de março mais 30 mil lâmpadas fluorescentes que haviam sido descartadas irregularmente em terreno na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), próxima ao Pólo Petroquímico, no município de Canoas. O descarte irregular configura crime ambiental e foi descoberto pela Prefeitura de Canoas, no dia 9 de março.
Terça-feira, 28 de Fevereiro de 2012
Equipamento mede com precisão a presença do metal no ambiente, garantindo segurança e qualidade ambiental
A Apliquim Brasil Recicle acaba de adquirir um analisador de mercúrio da conceituada marca Lumex. Este equipamento de fabricação russa é capaz de medir a quantidade de mercúrio presente no ambiente no nível de nanogramas (unidade de medida equivalente ao bilionésimo do grama), tornando-se a única empresa especializada em descontaminação e reciclagem de lâmpadas fluorescentes no Brasil a ter esse tipo de tecnologia e monitoramento.
Terça-feira, 07 de Fevereiro de 2012
Site da empresa lança seção com reportagens sobre o setor. A reportagem, assinada pela jornalista Gabriela Balcázar, inaugura uma nova seção no site da empresa, no link “Saiba mais”. Trata-se de um espaço para os internautas conferirem reportagens de destaque na mídia sobre o trabalho da Apliquim Brasil Recicle e sobre o setor de descontaminação e reciclagem de lâmpadas.
Quinta-feira, 26 de Janeiro de 2012
Durante o ano de 2011 foram realizados mais de 50 processos de auditorias externas nas Unidades da Apliquim Brasil Recicle. Empresas como Kimberly Clark Brasil, Braskem S.A, Duratex, TAM São Carlos, ZF do Brasil ,Unimed, Tetra Pack, Goodyear e Jonhson Controls auditaram todos processos da empresa com total aprovação.
Domingo, 01 de Janeiro de 2012
Líder nacional no setor de reciclagem de lâmpadas fluorescentes com recuperação do mercúrio, a Apliquim Brasil Recicle terá a inovação tecnológica como principal foco estratégico ao longo de 2012. “Já possuímos os equipamentos mais avançados para descontaminar e reciclar os componentes das lâmpadas, além de tratar e recuperar o mercúrio, mas vamos buscar a ampliação de nossa capacidade de processamento, bem como traremos mais qualificação técnica ao setor”, salienta Eduardo Sebben, diretor superintendente.
Sexta-feira, 23 de Dezembro de 2011
A Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) contratou os serviços da Apliquim Brasil Recicle para o descarte de 180 mil lâmpadas fluorescentes usadas, grande parte das mesmas são provenientes do Pólo Petroquímico do Sul. O engenheiro da CORSAN, Nestor Rozas Rodrigues, explica que a contratação da Apliquim Brasil Recicle obedeceu aos critérios da Superintendência de Tratamento de Efluentes Líquidos e Resíduos Sólidos (Sitel), que estabelece, no caso das lâmpadas, a descontaminação dos resíduos, com recuperação do mercúrio, e a reciclagem de todos os seus componentes. Além da
Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2011
Os novos contratos firmados pela Apliquim Brasil Recicle com organizações públicas e privadas de todo país, nos últimos dois meses, atestam o crescimento da empresa em 2011. Segundo o diretor da Apliquim Brasil Recicle, Eduardo Sebben, a empresa deverá encerrar 2011 com um crescimento de 42% no faturamento.
Quarta-feira, 30 de Novembro de 2011
A Apliquim Brasil Recicle foi uma das patrocinadoras e participantes do Seminário “Planos Nacional e Estadual de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos”, realizado no Rio de Janeiro (RJ), em outubro deste ano. Durante a abertura, o secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, disse que a aprovação da lei que institui o PNRS, em 2010, após 16 anos tramitando no Congresso Nacional, representa uma vitória para a área ambiental no Brasil.
Segunda-feira, 21 de Novembro de 2011
Especializada em tratamento de resíduos mercuriais, descontaminação e reciclagem de lâmpadas fluorescentes, a Apliquim Brasil Recicle foi um dos destaques da 13ª Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade (FIMAI 2011). Um dos pontos altos da participação da empresa na feira foi o lançamento do sistema de Ecotubos – novas embalagens especialmente desenvolvidas para armazenar e transportar lâmpadas usadas de forma mais segura e sustentável.
Segunda-feira, 21 de Novembro de 2011
Além de recepcionar clientes e visitantes interessados em conhecer seus serviços, a Apliquim Brasil Recicle recebeu, durante a FIMAI 2011, autoridades como Zilda Maria Faria Veloso, gerente de resíduos perigosos e analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Também marcaram presença no estande da empresa representantes de entidades como Isac Roizemblatt, presidente da Associação Brasileira da Indústria da Iluminação (ABILUX) e Roseane Adegas, chefe do SELAI/DICOPI e Carmem Níquel, representantes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) do RS.
Segunda-feira, 07 de Novembro de 2011
A Apliquim Brasil Recicle, especializada em tratamento de resíduos mercuriais, descontaminação e reciclagem de lâmpadas fluorescentes, irá apresentar muitas novidades na 13ª Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade (FIMAI 2011), de 8 a 10 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Segunda-feira, 07 de Novembro de 2011
Os visitantes da FIMAI 2011 terão a oportunidade de conhecer o “Mercury Sniffer”, aparelho utilizado pela Apliquim Brasil Recicle para detectar o teor de mercúrio presente no ar em determinado ambiente. No estande da empresa, serão feitas demonstrações de como o aparelho funciona, identificando e medindo a presença de mercúrio no local.
Segunda-feira, 07 de Novembro de 2011
Baseada no modelo de logística reversa dos países europeus, a Apliquim Brasil Recicle irá lançar na FIMAI 2011 o seu sistema de Ecotubos – novas embalagens especialmente desenvolvidas para armazenar e transportar as lâmpadas usadas de forma mais segura e sustentável. O lançamento será realizado durante coquetel no estande da empresa, no dia 9 de novembro, a partir das 18h.
Segunda-feira, 07 de Novembro de 2011
A participação da Apliquim Brasil Recicle na FIMAI 2011 ocorre num momento de crescimento da empresa, que já é líder de mercado em seu segmento. “No ano passado, reciclamos um total de 7,5 milhões de lâmpadas. A expectativa é de que, até o final de 2011, esse número chegue a 9 milhões, numa expansão de cerca de 20%”, projeta Eduardo Sebben, diretor da Apliquim Brasil Recicle.
Terça-feira, 01 de Novembro de 2011
O Hospital Geral de Itapevi (HGI), no estado de São Paulo, destinou mais de mil lâmpadas fluorescentes para descontaminação e reciclagem no último mês de setembro em parceria com a Apliquim Brasil Recicle. O descarte ecológico das lâmpadas, realizado anualmente, é uma das ações de responsabilidade social desenvolvidas pelo HGI e visa contribuir para a preservação do meio ambiente.
Quarta-feira, 19 de Outubro de 2011
Por meio da parceria firmada com a Apliquim Brasil Recicle, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) realizou o descarte ecológico de cerca de 4 mil lâmpadas fluorescentes usadas. “O Programa de Gestão Ambiental do MPDFT está baseado no critério da responsabilidade sobre o descarte, de modo a garantir que o resíduo não seja destinado aos lixões, mas, ao contrário, tenha um reaproveitamento ou seja reciclado”, destaca Tânia Regina Gonçalvez Pinto, promotora de justiça da Fazenda Publica e coordenadora do programa.
Terça-feira, 18 de Outubro de 2011
Na 13ª FIMAI a Apliquim Brasil Recicle não pretende apenas dar visibilidade à sua experiência em descontaminação e reciclagem de lâmpadas fluorescentes. Além disso, espera mostrar aos visitantes do evento a importância de iniciativas que combinam sustentabilidade e inclusão social para o desenvolvimento do país.“Ao invés de usarmos recursos naturais para produzir as sacolas a serem distribuídas na feira, vamos reaproveitar materiais que estão no lixo e poderiam acabar em aterros, contaminando o meio ambiente”, explica a gerente de Valores e Mercado da Apliquim Brasil Recicle, Fabiana Loredo. a empresa irá distribuir sacolas confeccionadas a partir de tecido de guarda-chuvas reciclados, apoiando um projeto inédito da Associação Profetas da Ecologia, que oferece oportunidades de trabalho e renda para comunidades carentes em Porto Alegre (RS),
Terça-feira, 04 de Outubro de 2011
A Starzink, uma das maiores empresas de galvanização do Brasil, com sede em Blumenau, é parceira da Apliquim Brasil Recicle para o descarte ecológico de lâmpadas fluorescentes usadas. “Sabendo que o equilíbrio do meio ambiente é resultado direto das atitudes do ser humano, a empresa continuamente desenvolve ações de proteção ambiental, como o tratamento e a destinação correta dos resíduos industriais", destaca Valter Amaral.
Quinta-feira, 29 de Setembro de 2011
A Apliquim Brasil Recicle investe permanentemente em tecnologia e segurança para o transporte das lâmpadas coletadas junto aos seus clientes em todo Brasil. Para oferecer tranqüilidade às empresas e órgãos públicos que atende, a empresa conta com uma frota de oito veículos rastreados e equipados com sistema de exaustão de carvão ativado, capaz de reter o vapor de mercúrio caso alguma lâmpada seja quebrada durante o transporte.
Quarta-feira, 28 de Setembro de 2011
A Apliquim Brasil Recicle está preparando muitas novidades para sua participação na 13ª Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade (FIMAI 2011), de 8 à 10 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento, considerado o maior da América Latina no setor de tecnologias e serviços ambientais, deverá receber 35 mil visitantes, de diversos estados do Brasil e de países como Estados Unidos, Itália, Alemanha, Espanha, Japão, França, Reino Unido, China e Canadá.
Segunda-feira, 26 de Setembro de 2011
Uma grande festa com a participação do Reciclito, mascote do projeto “Recicla Lâmpada – Lâmpada no Lixo Nunca Mais”, marcou o lançamento do programa no município de Pirassununga (SP), no dia 17 de setembro. Com carro de som, materiais informativos e a presença divertida do Reciclito, a população da cidade pode conhecer a iniciativa e ser alertada quanto à necessidade de promover o descarte ecológico de lâmpadas fluorescentes.
Terça-feira, 13 de Setembro de 2011
A Apliquim Brasil Recicle acaba de firmar novos contratos com diversas prefeituras do Estado de São Paulo. Cerca de 15 mil lâmpadas fluorescentes tiveram descarte adequado, evitando que as lâmpadas usadas fossem jogadas no lixo ou em aterros e contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Terça-feira, 13 de Setembro de 2011
O grupo Randon, conglomerado de empresas que reúne fabricantes de autopeças, implementos rodoviários e veículos, investe no descarte ecológico das lâmpadas fluorescentes utilizadas em suas unidades. “As empresas Randon sabem que o respeito com o meio ambiente é fator fundamental para o crescimento”, destaca Taiana Miranda Fernandez, operadora ambiental da Randon Implementos.
Terça-feira, 13 de Setembro de 2011
O "Programa Recicla Lâmpada – Lâmpada no Lixo Nunca Mais” acaba de chegar a Pirassununga (SP), por meio de parceria firmada entre a Eletropepe, loja de materiais elétricos sediada no município, e a Apliquim Brasil Recicle. O programa será lançado no dia 17/09 e, a partir desta data, empresas e consumidores poderão descartar lâmpadas fluorescentes usadas na sede da Eletropepe.
Terça-feira, 13 de Setembro de 2011
Aprender a cuidar do meio ambiente pode ser uma atividade lúdica e divertida. Com essa proposta, a Apliquim Brasil Recicle está mostrando a estudantes de Caxias do Sul (RS) a importância do descarte ecológico de lâmpadas fluorescentes através da visita do “Reciclito em 50 escolas participantes do projeto “Jornalista por um Dia”, do Jornal O Pioneiro/Grupo RBS.
Terça-feira, 30 de Agosto de 2011
Terça-feira, 30 de Agosto de 2011
Terça-feira, 30 de Agosto de 2011
Segunda-feira, 29 de Agosto de 2011
Realizada desde março de 2010, a ação prevê o descarte ambientalmente adequado e o reaproveitamento de diversos tipos de resíduos, como o mercúrio. Assim, a cada 4 meses, cerca de 1.500 lâmpadas usadas pelo Shopping são destinadas à empresa Apliquim Brasil Recicle para descontaminação e reciclagem.
Terça-feira, 16 de Agosto de 2011
Terça-feira, 16 de Agosto de 2011
Terça-feira, 16 de Agosto de 2011
Quatro mil lâmpadas fluorescentes foram destinadas pela Prefeitura de Santos para processo de descontaminação e reciclagem. No início do mês, todo o material, acumulado nesse ano pelos órgãos da administração municipal, foi recolhido pela Apliquim Brasil Recicle.
Quarta-feira, 10 de Agosto de 2011
Quarta-feira, 20 de Julho de 2011
Parceria entre Apliquim Brasil Recicle e Grupo Cime possibilita que consumidores devolvam lâmpadas usadas para descontaminação e reciclagem do produto
Quarta-feira, 20 de Julho de 2011
A Apliquim Brasil Recicle é uma das organizações que compõem o grupo de trabalho encarregado de implementar o processo de logística reversa para lâmpadas no Brasil, segundo as diretrizes da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que prevê o descarte ambientalmente adequado e o reaproveitamento de diversos tipos de resíduos no país.
Terça-feira, 19 de Julho de 2011
A Diretoria de Limpeza Pública da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (SP), a Emdurb, realizou processo licitatório para contratação de empresa especializada na descontaminação de lâmpadas fluorescentes, providenciando um descarte ecologicamente correto para estes resíduos.
Terça-feira, 19 de Julho de 2011
Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância de ampliar o descarte ecológico das lâmpadas fluorescentes, promovendo a descontaminação e reciclagem desse tipo de resíduo, a Apliquim Brasil Recicle participou ativamente de diversos eventos realizados durante a Semana do Meio Ambiente, no mês de junho.
Terça-feira, 19 de Julho de 2011
Os novos contratos firmados pela Apliquim Brasil Recicle no primeiro semestre de 2011 garantiram a descontaminação correta com a recuperação do mercúrio elementar de 70 mil lâmpadas fluorescentes. O volume refere-se apenas às lâmpadas encaminhadas pelos novos clientes da empresa, que processa, anualmente, cerca de 7 milhões de unidades do produto.
Segunda-feira, 04 de Julho de 2011
A empresa líder no segmento de descontaminação e reciclagem de lâmpadas fluorescentes tem equipe específica para atender órgãos públicos, firmando parcerias com oito novas instituições.
Terça-feira, 14 de Junho de 2011
A Apliquim Brasil Recicle participou do 3º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre (RS), de 13 a 15 de junho.
Terça-feira, 14 de Junho de 2011
Iniciativa pioneira no Brasil já se enquadra na nova Política Nacional de Resíduos Sólidos
Sexta-feira, 10 de Junho de 2011
A Associação dos Comerciantes de Materiais para Construção de Caxias do Sul (Acomac), com o apoio da Prefeitura e da Apliquim Brasil Recicle, lança o programa“Recicla Lâmpada – Lâmpada no lixo nunca mais”. O lançamento será realizado no dia 13 de junho, às 11h, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC).
Segunda-feira, 06 de Junho de 2011
Empresas associadas podem encaminhar lâmpadas para descontaminação e reciclagem
Quinta-feira, 02 de Junho de 2011
Administração Central - Rua Ramiro Barcelos, 630 - Sala 1317 - Bairro Floresta - Porto Alegre/RS - CEP 90035.001
Unidade Indaial - Rua Brasília, 85 - Bairro Tapajós - Indaial/SC - 89130-000
Unidade Paulínia - Av. Irene Karcher, 1201 - Bairro Betel - Paulínia/SP - 13140-000