ILUMINE O PRESENTE
E PRESERVE O FUTURO
Digite palavras ou frases para localizar a noticia desejada.
Sexta-feira, 01 de Junho de 2012
O diretor da Apliquim Brasil Recicle, Eduardo Sebben, proferiu palestra sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e as novas oportunidades de mercado na área de gestão ambiental para alunos do mestrado em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A palestra foi realizada no dia 30 de maio, na Escola de Administração da UFRGS, em Porto Alegre, para a disciplina de Gestão Ambiental e Competitividade, ministrada pelo professor e doutor Luiz Felipe Nascimento.
Sebben, que também é biólogo e mestre em Gestão Ambiental, abordou os principais conceitos da PNRS, como os de responsabilidade compartilhada, acordo setorial e logística reversa.Segundo ele, quando for implementada, a nova legislação irá contribuir para desenvolver um “enorme mercado de gestão ambiental no Brasil, semelhante ao da Europa, onde atuam grandes empresas especializadas em descontaminação e reciclagem de resíduos”.
Ao falar sobre o caso das lâmpadas fluorescentes, o executivo destacou que a principal dificuldade para atender à PNRS é a definição de um modelo de logística reversa a partir de um acordo entre fabricantes e importadores do produto. “O Brasil tem quatro grandes fabricantes de lâmpadas, mas eles dividem mercado com centenas de importadores, o que dificulta a consolidação de uma proposta de consenso”, ressaltou.
Segundo o especialista, o país irá consumir cerca de 290 milhões de lâmpadas fluorescentes em 2012, mas apenas 14 milhões terão um destino ambientalmente adequado. As demais serão jogadas em lixões e aterros, colocando em risco o meio ambiente, já que as lâmpadas podem quebrar e liberar mercúrio – metal tóxico e volátil presente nesse tipo de produto.
“Mas a tendência é melhorar esse cenário a partir da PNRS e da pressão do governo e da sociedade”, salientou. Sebben explicou ainda o processo de descontaminação das lâmpadas e mostrou como a Apliquim Brasil Recicle realiza o tratamento de mercúrio. A empresa é a única do país que recupera o mercúrio em seu estado líquido elementar.
Fonte:
Administração Central - Rua Ramiro Barcelos, 630 - Sala 1317 - Bairro Floresta - Porto Alegre/RS - CEP 90035.001
Unidade Indaial - Rua Brasília, 85 - Bairro Tapajós - Indaial/SC - 89130-000
Unidade Paulínia - Av. Irene Karcher, 1201 - Bairro Betel - Paulínia/SP - 13140-000