ILUMINE O PRESENTE
E PRESERVE O FUTURO
Digite palavras ou frases para localizar a noticia desejada.
Quarta-feira, 05 de Setembro de 2012
Cerca de 175 mil lâmpadas fluorescentes usadas na iluminação pública da capital fluminense foram encaminhadas para descontaminação e reciclagem no mês de agosto. As lâmpadas foram entregues pela RioLuz, empresa responsável pelo sistema de iluminação urbana no município, para a Apliquim Brasil Recicle, especializada em coleta e tratamento desse tipo de resíduo.
O objetivo é garantir o descarte ecológico das lâmpadas após seu uso, evitando a disposição em aterros ou a incineração do resíduo, procedimentos que geram poluição, desperdício de recursos naturais e riscos para a saúde. Através do processamento realizado pela Apliquim Brasil Recicle, os diversos componentes das lâmpadas, como o pó fosfórico, o vidro e o alumínio, são descontaminados e podem ser reaproveitados. Além disso, o mercúrio – metal tóxico presente nas lâmpadas e nocivo ao meio ambiente e à saúde humana – é recuperado em seu estado líquido elementar, tornando-se matéria-prima para a indústria novamente.
Iniciativas como a da RioLuz também atendem às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que determina o tratamento e a reciclagem de resíduos que podem ser reutilizados. A RioLuz é um dos novos clientes conquistados pela Apliquim Brasil Recicle em 2012 e constitui o segundo maior parque de iluminação do Brasil, com mais de 414 mil pontos de luz instalados.
Foto: Pedro Kirilos - Riotur
Fonte:
Administração Central - Rua Ramiro Barcelos, 630 - Sala 1317 - Bairro Floresta - Porto Alegre/RS - CEP 90035.001
Unidade Indaial - Rua Brasília, 85 - Bairro Tapajós - Indaial/SC - 89130-000
Unidade Paulínia - Av. Irene Karcher, 1201 - Bairro Betel - Paulínia/SP - 13140-000