ILUMINE O PRESENTE
E PRESERVE O FUTURO
Digite palavras ou frases para localizar a noticia desejada.
Segunda-feira, 26 de Novembro de 2012
O município de Cruz Alta já conta com um ponto de coleta de lâmpadas fluorescentes usadas, para todos os consumidores interessados em descartarem o produto de forma ecológica. Há três anos, a Glasil Materiais Elétricos mantém parceria com a Apliquim Brasil Recicle, empresa especializada em coleta, descontaminação e reciclagem de lâmpadas fluorescentes. Por meio da parceria, as lâmpadas descartadas por consumidores podem ter um destino ecologicamente adequado.
“O objetivo é evitar que as lâmpadas sejam descartadas no lixo comum e acabem liberando mercúrio, um metal perigoso que pode afetar a saúde da população e contaminar a natureza”, destaca Felipe Opette Daronco, gerente da Glasil. Segundo ele, trata-se de uma opção segura para os moradores de Cruz Alta que se preocupam com a preservação do meio ambiente e com a economia de recursos naturais.
Ao serem entregues na loja da Glasil, as lâmpadas são devidamente embaladas e estocadas em local apropriado, para depois serem recolhidas pela Apliquim Brasil Recicle, que transporta os produtos descartados até as unidades de processamento da empresa em SC e SP, onde os resíduos são descontaminados e preparados para a reciclagem. O custo do descarte é de R$ 1,50 por lâmpada.
“É importante destacar que a reciclagem das lâmpadas fluorescentes tem um custo elevado, pois ela tem contaminantes, como o mercúrio, o que exige alta tecnologia e cuidados especiais para o seu processamento. Desse modo, mesmo que nossa iniciativa não vise lucro, é preciso cobrir os custos mínimos da reciclagem”, explica Felipe Opette Daronco.
Os processos de reciclagem das lâmpadas variam de acordo com o modelo do produto. Basicamente, separam-se os componentes de metal (terminais de alumínio, soquetes e estruturas metálicas), o vidro (em forma de tubo, cilindro ou outro formato), o pó fosfórico (pó branco contido no interior da lâmpada) e, principalmente, o mercúrio, que é extraído e recuperado em seu estado líquido elementar.
Todos os processos ocorrem por meio de tecnologia avançada, sob circunstâncias especiais e em ambiente controlado, para que não haja a contaminação do ambiente e das pessoas que operam os equipamentos. Posteriormente, esses materiais podem ser reaproveitados em diversos setores da indústria.
Interessados podem obter mais informações pelo fone (55) 3324-5369 ou através do email comercial@glasil.com.br.
Fonte:
Administração Central - Rua Ramiro Barcelos, 630 - Sala 1317 - Bairro Floresta - Porto Alegre/RS - CEP 90035.001
Unidade Indaial - Rua Brasília, 85 - Bairro Tapajós - Indaial/SC - 89130-000
Unidade Paulínia - Av. Irene Karcher, 1201 - Bairro Betel - Paulínia/SP - 13140-000