ILUMINE O PRESENTE
E PRESERVE O FUTURO
Digite palavras ou frases para localizar a noticia desejada.
Terça-feira, 29 de Janeiro de 2013
Certificado pela ISO 14001 desde 2001, o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da Apliquim Brasil Recicle foi implementado com o objetivo de estruturar, organizar e controlar as atividades desenvolvidas pela empresa, única no setor de descontaminação de lâmpadas e resíduos com mercúrio a ter esse tipo de certificação no país.
A ISO 14001 é uma norma técnica que assegura a qualidade ambiental das empresas e a responsabilidade do setor corporativo com práticas sustentáveis. Segundo Daniela Rosa Dourado, analista ambiental do SGA, o objetivo é garantir o controle dos riscos e dos impactos gerados ao meio ambiente, já que a empresa trabalha com tratamento de mercúrio, um metal tóxico e poluente. “Há mais de dez anos, a Apliquim Brasil Recicle é certificada pela norma, o que demonstra a segurança de suas operações, a responsabilidade com o compromisso de seus clientes, e a preocupação com a preservação ambiental”, destaca.
A última recertificação ocorreu no ano passado, quando o SGA passou pela segunda auditoria de manutenção, sendo auditado pelo órgão certificador EVS Brasil. “Foi realizada uma auditoria de amostragem, verificando alguns itens da norma. Neste ano, passaremos pela auditoria completa, em que serão auditados todos os itens da norma”, explica Daniela.
Mudança e diferencialPara o diretor superintendente da empresa, Eduardo Sebben, a certificação é uma vantagem competitiva, uma necessidade, e um diferencial no mercado. “Temos que lidar com responsabilidade com os resíduos que tratamos, portanto, a empresa precisa se certificar que seus riscos estão controlados. Além disso, o SGA assegura a qualidade ambiental e a segurança de nossas operações.”, salienta Eduardo.
De acordo com a analista ambiental, Daniela, o desenvolvimento do SGA permitiu uma mudança na cultura da empresa. “Os colaboradores passaram a ter comprometimento e responsabilidade com o meio ambiente, percebendo os impactos de suas atividades e conhecendo os controles necessários para reduzir seus riscos”, ressalta.
Para obter a certificação, foram realizados investimentos em máquinas e equipamentos, reforma de setores, treinamento de colaboradores e contratação de profissionais e empresas especializados. Além disso, foram promovidos diversos treinamentos com a equipe, buscando o envolvimento e a participação de todos. “Esse é o maior desafio, tornar o SGA uma ferramenta cotidiana de trabalho, que faça parte do dia a dia dos colaboradores”, afirma Daniela.
Para acompanhar a evolução do SGA, a empresa utiliza diversos indicadores ambientais, tais como análises de solo, água, emissões atmosféricas e subprodutos, geração de resíduos e rejeitos, atendimento à auditorias, consumo de água e energia, entre outros. As análises dos sistemas de controle de emissões atmosféricas, por exemplo, são realizadas a cada três meses, para atender às exigências ambientais e comprovar a eficiência dos equipamentos. Em longo prazo, a empresa pretende implementar a certificação integrada, que reúne as áreas de meio ambiente, qualidade, segurança do trabalho e responsabilidade social.
Fonte:
Administração Central - Rua Ramiro Barcelos, 630 - Sala 1317 - Bairro Floresta - Porto Alegre/RS - CEP 90035.001
Unidade Indaial - Rua Brasília, 85 - Bairro Tapajós - Indaial/SC - 89130-000
Unidade Paulínia - Av. Irene Karcher, 1201 - Bairro Betel - Paulínia/SP - 13140-000