ILUMINE O PRESENTE
E PRESERVE O FUTURO
Digite palavras ou frases para localizar a noticia desejada.
Terça-feira, 19 de Março de 2013
Apliquim Brasil Recicle contribui para recuperação e controle de mercúrio no país
Ao tratar resíduos provenientes de laboratórios e da indústria, empresa é aliada do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que definiu metas globais para reduzir a poluição gerada pelo metal
Única empresa nacional capacitada para recuperar mercúrio em seu estado líquido elementar, a Apliquim Brasil Recicle tem sido aliada do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que estabeleceu metas globais para controlar a poluição gerada por esse tipo de metal tóxico. Ao recuperar resíduos mercuriais das indústrias química, odontológica, de iluminação, mineração e garimpo, a empresa contribui para reduzir os riscos de contaminação ambiental gerados pela produção e comercialização de produtos com mercúrio.
No Brasil, organizações que utilizam mercúrio estão cada vez mais conscientes da importância de recuperar e reciclar esse tipo de resíduo, como forma de garantir a sustentabilidade, a preservação do meio ambiente e da saúde humana. É o caso do Serviço Social do Comércio (SESC), cuja unidade de Araraquara, em São Paulo, recentemente encaminhou para a Apliquim Brasil Recicle amalgamadores de consultório dentário para recuperar o mercúrio contido nesses materiais.
O responsável pelo programa do SESC “Lixo Menos é Mais”, Carlos Sperli, explica que a preocupação com o descarte adequado do mercúrio faz parte da política ambiental da entidade. “Através deste programa, o SESC acredita que o maior legado que pode deixar para as futuras gerações é a certeza de ter começado um processo de transformação, que irá permitir a todos viverem em harmonia com o meio ambiente. Essa transformação passa pela destinação adequada de todos resíduos, especialmente os mais poluentes, como o mercúrio”, destaca.
A recuperação de outros resíduos mercuriais além das lâmpadas fluorescentes sempre existiu na Apliquim Brasil Recicle, mas, neste ano, passou a ser tratada como um projeto de inovação. “Sabemos que diversas empresas não teriam outra opção senão encaminhar estes resíduos para aterros sanitários. Por este motivo, buscamos viabilizar o descarte correto, reformulamos nossos processos e reavaliamos nossos custos para viabilizar este serviço e atender as demandas de todo o Brasil” ressalta Fabiana Loredo, Gerente de Mercado e Valores. Além dos resíduos do SESC foram recolhidos resíduos da Companhia Troleibus e da PUCRJ.
Fonte:
Administração Central - Rua Ramiro Barcelos, 630 - Sala 1317 - Bairro Floresta - Porto Alegre/RS - CEP 90035.001
Unidade Indaial - Rua Brasília, 85 - Bairro Tapajós - Indaial/SC - 89130-000
Unidade Paulínia - Av. Irene Karcher, 1201 - Bairro Betel - Paulínia/SP - 13140-000