ILUMINE O PRESENTE
E PRESERVE O FUTURO
Digite palavras ou frases para localizar a noticia desejada.
Sexta-feira, 12 de Abril de 2013
A Apliquim Brasil Recicle coleta durante esta semana mais de 30 mil lâmpadas na cidade de Fortaleza, Ceará. Esses resíduos serão coletados e encaminhados para o processo de descontaminação e recuperação do mercúrio. Desse número, cerca de 25 mil foram encaminhadas pela Citéluz, empresa que presta serviços de iluminação pública no município.
Por ser uma empresa com foco na iluminação urbana, a Citéluz tem como principal insumo as lâmpadas de alta pressão. Sendo um resíduo perigoso e com grande volume de geração na sua operação, a empresa busca tomar todas as precauções para garantir o descarte correto desse material. “Com contrato ativo em mais de 20 municípios no Brasil enxergamos essa prática como diferencial competitivo no mercado de iluminação urbana”, ressalta Marcus Cunha, Gerente da Regional de Ceará da Citéluz, que também desenvolve outros projetos na área ambiental, como o Projeto do Belisário, que transforma a sucata dos serviços de iluminação pública em obras de arte. Também em Fortaleza, foram recolhidas mais 6,5 mil lâmpadas em uma empresa do setor calçadista.
Essa coleta tem importância significativa, pois as lâmpadas não passam apenas pelo processo de descontaminação. O pó, o vidro e o metal recuperados são encaminhados para as indústrias de reprocessamento e o mercúrio é recuperado em seu estado líquido elementar. “Com o nosso processo, o risco de contaminação ambiental por mercúrio é praticamente eliminado. Nossos clientes são empresas que atuam de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e contribuem para que o Brasil reutilize o mercúrio que já existe dentro do país, importando menos deste metal contaminante”, ressalta Mario Sebben, presidente da Apliquim Brasil Recicle.
Além de sua alta capacidade de poluição ambiental (uma lâmpada fluorescente, por exemplo, contamina cerca de 15 mil litros de água potável), o mercúrio é um metal pesado e pode causar diversos danos ao ser humano, como a perda da visão e danos nas funções cerebrais. Isso deixa ainda mais evidente a necessidade do controle sobre sua manipulação. A Apliquim Brasil Recicle é a única empresa brasileira capacitada para realizar esse processo de recuperação do mercúrio em seu estado elementar.
Fonte:
Administração Central - Rua Ramiro Barcelos, 630 - Sala 1317 - Bairro Floresta - Porto Alegre/RS - CEP 90035.001
Unidade Indaial - Rua Brasília, 85 - Bairro Tapajós - Indaial/SC - 89130-000
Unidade Paulínia - Av. Irene Karcher, 1201 - Bairro Betel - Paulínia/SP - 13140-000