ILUMINE O PRESENTE
E PRESERVE O FUTURO
Digite palavras ou frases para localizar a noticia desejada.
Quinta-feira, 05 de Setembro de 2013
As unidades provenientes de diversas Secretarias passarão pelo processo de descontaminação do mercúrio, evitando a intoxicação de pessoas da comunidade ou a poluição do meio ambiente.
A coleta desta quarta-feira realizada pela Apliquim Brasil Recicle no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, garantiu que as quase 18 mil unidades de lâmpadas fluorescentes ali armazenadas não causassem nenhum tipo de contaminação do solo, água ou provocassem males à saúde das pessoas.
O contato com o mercúrio contido nas lâmpadas é muito danoso para o ser humano e pode ocorrer por diversas maneiras, caso os materiais não sejam armazenados ou descartados corretamente. “Como vapor, o metal é rapidamente inalado ou absorvido pelas glândulas sebáceas e pele e pode chegar aos órgãos através da corrente sanguínea”, explica a especialista em Medicina do Trabalho Carla Maffei Lodi. Os males (como dor de cabeça e demência) variam conforme o nível de intoxicação pelo mercúrio e podem afetar o cérebro, rins e fígado.
“Sabemos dos riscos do manejo do material por conta do mercúrio existente nas lâmpadas. A Apliquim é a única empresa no país que atende as exigências técnicas quanto aos cuidados com o meio ambiente. A contratação deste serviço nos deixou tranquilos em todos estes aspectos”, explica Jane Belchior, Diretora do Departamento de Administração do Centro Administrativo Fernando Ferrari.
Na Apliquim Brasil Recicle as unidades descartadas são totalmente processadas e seus componentes reciclados. Separam-se os terminais (componentes de alumínio, soquetes plásticos, e estruturas metálicas/eletrônicas), o vidro (em forma de tubo, cilindro ou outro formato), o pó fosfórico (pó branco contido no interior da lâmpada) e, principalmente, o mercúrio, que é extraído e recuperado em seu estado líquido elementar. “Todos os processos ocorrem por meio de equipamentos instalados em ambiente controlado, para que não haja fuga de vapores e a contaminação do ambiente e das pessoas que operam os equipamentos”, explica Mario Sebben, Conselheiro do Banco de Resíduos da FIERGS e presidente da empresa.
Esta é a segunda coleta realizada pela ABR em parceria com o Governo do Estado em pouco mais de um ano. Em julho de 2012 a Secretaria da Administração entregou outras 29 mil unidades para a Apliquim Brasil Recicle. Com suas unidades industriais localizadas em Paulínia (SP) e Indaial (SC), a ABR é especializada em descontaminação e reciclagem de lâmpadas fluorescentes e tratamento de resíduos mercuriais. É também é a única empresa do ramo com o ISO 14001. Oito milhões de lâmpadas fluorescentes são recicladas por ano pela Apliquim Brasil Recicle em todo o Brasil.
Foto: Fabiana Loredo, divulgação
Texto: Caroline Pierosan
Leia também: Tumelero entrega 64 mil lâmpadas para Apliquim Brasil Recicle nos últimos três anos
Fonte:
Administração Central - Rua Ramiro Barcelos, 630 - Sala 1317 - Bairro Floresta - Porto Alegre/RS - CEP 90035.001
Unidade Indaial - Rua Brasília, 85 - Bairro Tapajós - Indaial/SC - 89130-000
Unidade Paulínia - Av. Irene Karcher, 1201 - Bairro Betel - Paulínia/SP - 13140-000