ILUMINE O PRESENTE
E PRESERVE O FUTURO
Digite palavras ou frases para localizar a noticia desejada.
Terça-feira, 14 de Junho de 2011
Iniciativa pioneira no Brasil já se enquadra na nova Política Nacional de Resíduos Sólidos
Foi lançado no dia 13 de junho, em Caxias do Sul (RS), o Programa “Recicla Lâmpada - Lâmpada no lixo nunca mais”. A iniciativa, com apoio da Apliquim Brasil Recicle e da Prefeitura de Caxias do Sul, é uma realização da Associação dos Comerciantes de Materiais para Construção de Caxias do Sul (Acomac) e da Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação (ABilumi).
O programa, que visa estimular empresas e consumidores a devolverem suas lâmpadas fluorescentes, após o uso, para as lojas associadas à Acomac, é pioneiro no Brasil.
Segundo o diretor geral da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Nério Susin, a iniciativa é exemplar. “Esse é um momento muito importante para o meio ambiente de Caxias do Sul. O Programa Recicla Lâmpada coloca em prática a questão da logística reversa, um dos pontos da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, afirmou.
As lojas associadas à Acomac funcionarão como postos de coleta e destinarão as lâmpadas usadas à Apliquim Brasil Recicle, responsável pelareciclagem dos componentes do resíduo e recuperação do mercúrio contido nas lâmpadas.
Para o presidente da Acomac, Luiz Vargas, a entidade está fazendo a sua parte na preservação do meio ambiente. “É importante entender que as práticas sustentáveis possibilitam a sobrevivência humana. A iniciativa de transformar as lojas associadas em pontos de coleta de lâmpadas fluorescentes é uma forma de preservar o meio ambiente”, explicou.
Já o coordenador do Programa Recicla Lâmpada pela Acomac, Natil Bado, afirmou que a cultura de destinar corretamente os resíduos deve começar desde cedo. “É preciso ensinar o que são resíduos e qual a importância de conduzir cada resíduo de forma certa, pois somente assim será possível criar consciência e envolver a todos”, complementou.
O formato do programa evita que as lâmpadas sejam descartadas no lixo comum, o que podecontaminar o meio ambiente, causando problemas de saúde na população. Essa contaminação se dá pelo mercúrio, um metal altamente tóxico e volátil que está contido nesse tipo de produto.
O presidente da Apliquim Brasil Recicle, Mário Sebben, explicou que o Programa Recicla Lâmpada atrai diversos olhares para Caxias do Sul, pois ela será a primeira cidade do País a implantar um sistema de coleta de resíduo, com encaminhamento para descontaminação e reaproveitamento de seus componentes. “Com esse programa, a população de Caxias do Sul não terá mais desculpa para descartar as lâmpadas fluorescentes no lixo comum. Agora, todos têm locais para descartá-las de forma correta”, afirmou.
Assessoria de Imprensa – Apliquim Brasil Recicle:
Juçara Dini/ Naihobi Steinmetz
Dinâmica Comunicação
Fone: (54) 3025-3030 ou (51) 3407-3506
naihobi@dinamicacomunicacao.com.br
Fonte:
Administração Central - Rua Ramiro Barcelos, 630 - Sala 1317 - Bairro Floresta - Porto Alegre/RS - CEP 90035.001
Unidade Indaial - Rua Brasília, 85 - Bairro Tapajós - Indaial/SC - 89130-000
Unidade Paulínia - Av. Irene Karcher, 1201 - Bairro Betel - Paulínia/SP - 13140-000