ILUMINE O PRESENTE
E PRESERVE O FUTURO
Digite palavras ou frases para localizar a noticia desejada.
Terça-feira, 05 de Novembro de 2013
As unidades acumuladas no último ano são provenientes de 36 Prédios da Justiça Trabalhista do Estado de São Paulo
É a primeira vez que o Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (da 2a região) encaminha as lâmpadas para a Apliquim Brasil Recicle (ABR), vencedora do processo licitatório promovido pelo Órgão Público Ferderal. “É de conhecimento do Tribunal a diferença entre o famoso papa-lâmpadas (que realiza a quebra com liberação de material perigoso, como mercúrio) e o processo de recuperação do metal. Por isso, foi exigido no Edital licitatório critérios para a contratação de serviço de descontaminação e reciclagem de lâmpadas inservíveis que não gerassem resíduos tóxicos para o meio-ambiente“, explica Fernanda Martins, chefe da Seção de Gestão Ambiental.
As lâmpadas coletadas serão descontaminadas. “Mesmo que cada lâmpada contenha uma pequena quantidade de mercúrio, quando há um estoque muito grande como neste caso, de 16 mil unidades, o perigo de contaminação é muito expressivo”, alerta Eduardo Sebben, mestre em engenharia ambiental e diretor superintendente da Apliquim Brasil Recicle (ABR). Quando se acumula no organismo, o mercúrio é capaz de causar danos irreversíveis ao sistema nervoso central, com sintomas como tremores, perda de memória, de visão, de audição e dificuldade motora.
A Apliquim Brasil Recicle realiza a recuperação do mercúrio no seu estado líquido. Embora pouco praticado no país, o processo é fundamental para garantir a preservação do meio ambiente. O mercúrio é altamente tóxico, considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das 10 substâncias mais perigosas para a saúde humana. A OMS pede, por exemplo, que até 2020 todos os equipamentos e objetos que contenham mercúrio (como termômetros e amálgamas dentários) sejam extintos do meio hospitalar.
Fonte:
Administração Central - Rua Ramiro Barcelos, 630 - Sala 1317 - Bairro Floresta - Porto Alegre/RS - CEP 90035.001
Unidade Indaial - Rua Brasília, 85 - Bairro Tapajós - Indaial/SC - 89130-000
Unidade Paulínia - Av. Irene Karcher, 1201 - Bairro Betel - Paulínia/SP - 13140-000