ILUMINE O PRESENTE
E PRESERVE O FUTURO
Digite palavras ou frases para localizar a noticia desejada.
Quinta-feira, 28 de Novembro de 2013
O material recolhido nos últimos dois anos foi encaminhado para a Apliquim Brasil Recicle. A ABR realiza coletas periódicas em oito unidades da JBS no Brasil
Entre os resíduos gerenciados pela JBS Ambiental, como plásticos, metais e papelão, estão as lâmpadas fluorescentes, que são encaminhadas exclusivamente para a Apliquim Brasil Recicle. "A Apliquim Brasil Recicle é a empresa para a qual destinamos nossas lâmpadas, porque é a única empresa brasileira que recupera o mercúrio. Outras empresas apenas descartam o material em aterros. Para nós, ter certeza da destinação correta das lâmpadas é fundamental, porque temos o compromisso de certificar a destinação de nossos resíduos", explica Rodrigo Ferrareze, Coordenador de Projetos da JBS Ambiental. "Outro ponto determinante para nossa escolha pela ABR, é que ela atende as diferentes geografias da JBS, possibilitando realizar a coleta em diversas regiões do país", afirma Andressa de Mello, Diretora da JBS Ambiental.
Andressa destaca ainda que a empresa procura evitar grandes acúmulos de lâmpadas. "Contratamos com a Apliquim Brasil Recicle um volume mínimo de lâmpadas que viabiliza a coleta. Quando alcançamos esse número em nossas unidades, marcamos o recolhimento. Preferimos não deixar esse material perigoso armazenado por muito tempo", explica. "Ao longo do ano, realizamos no mínimo duas coletas em cada uma das oito unidades com as quais trabalhamos", completa. Nos últimos dois anos, 29.345 lâmpadas foram destinadas pela JBS Ambiental para a reciclagem e descontaminação com a Apliquim Brasil Recicle.
A JBS é a maior empresa em processamento de proteína animal do mundo, e tem a logística reversa como um valor fundamental. Por isso, há dois anos reestruturou a JBS Ambiental, objetivando especialmente o gerenciamento dos resíduos das outras unidades da JBS no Brasil, além de receber material de terceiros. O parque industrial da JBS Ambiental, que conta com 170 colaboradores, fica em Lins (SP) e recebe resíduos de outras sete unidades: Andradina, Barretos e Presidente Epitácio em São Paulo, Campo Grande 1, Campo Grande 2 e Naviraí, no Mato Grosso do Sul, além de Ituiutaba em Minas Gerais.
A JBS Ambiental realiza o controle do recebimento das lâmpadas em suas unidades. Elas são acondicionadas em caixas específicas com carvão ativado e apontadas diariamente pela equipe das Centrais de Gerenciamento de Resíduos. A partir disso, existe uma linha limite do estoque de acordo com o mínimo para viabilização da coleta. O passo seguinte é a programação da mesma. No momento do carregamento a liderança da unidade anexa a Ficha de Emergência, Envelope de Emergência e o MTR (Manifesto para Transporte de Resíduos) e, por fim, a NF é emitida. Os colaboradores são devidamente treinados para acondicionar as lâmpadas, para que elas não se quebrem liberando o mercúrio no ambiente. "A JBS Ambiental se preocupa não só com a destinação das lâmpadas, mas com o tratamento e recuperação do mercúrio para reutilizá-lo no mercado consumidor", assegura Andressa.
Texto: Caroline Pierosan.
Imagem: JBS Ambiental / divulgação
Fonte:
Administração Central - Rua Ramiro Barcelos, 630 - Sala 1317 - Bairro Floresta - Porto Alegre/RS - CEP 90035.001
Unidade Indaial - Rua Brasília, 85 - Bairro Tapajós - Indaial/SC - 89130-000
Unidade Paulínia - Av. Irene Karcher, 1201 - Bairro Betel - Paulínia/SP - 13140-000