ILUMINE O PRESENTE
E PRESERVE O FUTURO
Digite palavras ou frases para localizar a noticia desejada.
Quarta-feira, 23 de Julho de 2014
Em 2013 foi o tucunaré, agora é a piracatinga, ambos peixes típicos da região norte do país, estão contaminando a população da região com mercúrio.
A Piracatinga, um peixe vendido na Amazônia como “douradinha” está contaminado por mercúrio. A partir de janeiro a pesca e comercialização desta espécie está proibida pelo Governo em todo o país, pelos próximos cinco anos. A Ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira afirma que as medidas de fiscalização para coibir o comércio ilegal do produto já estão sendo tomadas.
Duas piracatingas compradas no mercado público do peixe de Manaus foram analisadas para medir o teor de mercúrio. Uma delas apontou concentração de metal 40% acima do permitido pela Organização Mundial da saúde. O mercúrio afeta o sistema nervoso central e pode provocar doenças graves. “Há muito tempo a Apliquim Brasil Recicle alerta sobre os riscos da contaminação da água, peixes, solo, etc, pelo descarte irresponsável de materiais que contém mercúrio”, destaca Eduardo Sebben, mestre em engenharia ambiental e diretor superintendente da ABR.
Em maio de 2013, a empresa publicou neste site uma notícia sobre a alta concentração de mercúrio encontrada em peixes do Estado do Pará. (Veja em:http://www.apliquimbrasilrecicle.com.br/noticias/149/alto-nivel-de-mercurio-e-encontrado-em-peixes-no-estado-do-para).
Uma única gota de mercúrio é capaz de contaminar até 10 mil litros de água. “É preciso atentar e respeitar o processo de descontaminação de produtos que contém mercúrio, como as lâmpadas fluorescentes, por exemplo, com urgência”, afirma Sebben.
Assista a matéria da Globo: “Peixe piracatinga é contaminado por mercúrio na Amazônia” – http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-hoje/v/peixe-piracatinga-e-contaminado-por-mercurio-na-amazonia/3511448/
Caroline Pierosan
Fonte:
Administração Central - Rua Ramiro Barcelos, 630 - Sala 1317 - Bairro Floresta - Porto Alegre/RS - CEP 90035.001
Unidade Indaial - Rua Brasília, 85 - Bairro Tapajós - Indaial/SC - 89130-000
Unidade Paulínia - Av. Irene Karcher, 1201 - Bairro Betel - Paulínia/SP - 13140-000