ILUMINE O PRESENTE
E PRESERVE O FUTURO
Digite palavras ou frases para localizar a noticia desejada.
Quarta-feira, 22 de Abril de 2015
A Apliquim Brasil Recicle e parceiros demonstram para o país como a prática do Resíduo Zero pode ser viável economicamente ao mesmo tempo em que garantem a preservação do meio ambiente
Entre 2010 e 2014 a Apliquim Brasil Recicle recuperou mais de 2.100Kg (dois mil e cem quilos) de mercúrio (Hg)a partir da descontaminação de lâmpadas fluorescentes inservíveis, termômetros e outros resíduos mercuriais. O Hg, adquirido por diversas indústrias , tem sido utilizado na fabricação de novas lâmpadas, termômetros e outros equipamentos que utilizam o metal em sua composição, completando o ciclo de reciclagem do material. “Estamos realizando a economia circular, conceito moderno, em que a interação entre o consumidor, o comércio, o fabricante e o reciclador é fundamental para mitigar os efeitos da ação do homem sobre a terra. Somente com a participação efetiva e responsável de todos os envolvidos é possível completar o ciclo. Na linguagem ambiental, chamamos isso “do berço ao berço” (do inglês – from cradle to cradle)” explica Eduardo Sebben, mestre em engenharia ambiental e diretor superintendente da Apliquim Brasil Recicle.
O termo do berço ao berço é utilizado para descrever a Economia Circular, que consiste em o fabricante do produto utilizar pelo menos um componente do produto que seja oriundo da reciclagem deste mesmo componente, como o mercúrio das lâmpadas inservíveis, para a fabricação de novas lâmpadas fluorescentes.
“O mercúrio extraído das lâmpadas fluorescentes inservíveis pela ABR está sendo utilizado novamente como matéria prima para a fabricação de novas lâmpadas. Ao praticar a Economia Circular aproveitamos melhor os recursos naturais e eliminamos os impactos que este resíduo causaria ao meio ambiente, além de introduzir no mercado de lâmpadas fluorescentes o conceito e a prática do Resíduo Zero”, explica Carla T. Nau, Engenheira Química e Responsável Técnica da Apliquim Brasil Recicle.
“A parceria entre a ABR e as empresas consumidoras de Hg comprova que o resíduo de cada cliente está sendo recuperado e transformado em matéria prima e, principalmente, evita que o mercúrio seja depositado no meio ambiente”, conclui Sebben. A ABR é a única empresa brasileira do setor de tratamento de lâmpadas que comprova a recuperação do mercúrio contido nas lâmpadas inservíveis em seu estado elementar, eliminando o lançamento de resíduos contaminados em aterros ou no meio ambiente, encaminhando-o para uso na fabricação de novos produtos.
Texto: Caroline Pierosan
Fonte:
Administração Central - Rua Ramiro Barcelos, 630 - Sala 1317 - Bairro Floresta - Porto Alegre/RS - CEP 90035.001
Unidade Indaial - Rua Brasília, 85 - Bairro Tapajós - Indaial/SC - 89130-000
Unidade Paulínia - Av. Irene Karcher, 1201 - Bairro Betel - Paulínia/SP - 13140-000