ILUMINE O PRESENTE
E PRESERVE O FUTURO
Digite palavras ou frases para localizar a noticia desejada.
Segunda-feira, 18 de Janeiro de 2016
A partir de janeiro de 2016 Apliquim Brasil Recicle (ABR – apliquimbrasilrecicle.com.br) passa a recolher e garantir a recuperação total do mercúrio, além da reciclagem dos componentes metálicos das lâmpadas inservíveis provenientes da Câmara dos Deputados, Procuradoria da República no Distrito Federal, Ministérios de Minas e Energia (MME), Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Conselho Nacional de Justiça e Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO).
Todas as lâmpadas coletadas receberão o tratamento completo de descontaminação de mercúrio. “Ao chegar em nossa fábrica as lâmpadas serão selecionadas e separadas, após será realizada a separação dos componentes e por fim a recuperação do mercúrio contido em cada unidade. Ao concluir o processo de descontaminação, todos os resíduos serão encaminhados para indústrias de beneficiamento, onde poderão ser utilizados novamente como matéria prima”, explica Mario Guilherme Sebben, presidente da ABR.
A estimativa é de que as unidades recolhidas de todos estes órgãos públicos totalizem o montante de 150.000 lâmpadas por ano. “Essa quantidade de lâmpadas armazena em si mais de 2 kg de mercúrio. É uma grande responsabilidade que a ABR assume diante de um país que precisa, urgentemente, aprender a administrar seus resíduos”, alerta Sebben.
As lâmpadas contém uma pequena quantidade de mercúrio - um metal pesado que volatiliza quando está em temperatura ambiente e pode contaminar pessoas, animais, solo e água. “Se, no momento do descarte, todas as lâmpadas receberem o tratamento correto, não oferecerão risco ao meio ambiente ou as pessoas que as utilizam, caso contrário, o potencial poluidor é muito significativo”, explica Sebben.
Fonte:
Administração Central - Rua Ramiro Barcelos, 630 - Sala 1317 - Bairro Floresta - Porto Alegre/RS - CEP 90035.001
Unidade Indaial - Rua Brasília, 85 - Bairro Tapajós - Indaial/SC - 89130-000
Unidade Paulínia - Av. Irene Karcher, 1201 - Bairro Betel - Paulínia/SP - 13140-000