ILUMINE O PRESENTE
E PRESERVE O FUTURO
Digite palavras ou frases para localizar a noticia desejada.
Sexta-feira, 01 de Abril de 2016
A Apliquim Brasil Recicle (ABR) participa da FIEMA 2016, em Bento Gonçalves (RS), com o objetivo de alertar a sociedade sobre um grave problema ambiental e de saúde pública: a destinação do mercúrio contido nas lâmpadas fluorescentes, que se torna resíduo após o uso do produto.
A cada ano, são comercializadas no país cerca de 290 milhões de lâmpadas fluorescentes. Única empresa nacional que realiza a reciclagem deste produto com descontaminação do mercúrio, a ABR processa cerca de oito milhões de lâmpadas anualmente. “O que está acontecendo com as outras milhões de unidades?”, questiona o biólogo, mestre em engenharia ambiental e diretor superintendente da empresa, Eduardo Sebben.
Conforme o especialista, o mercúrio contido no interior de cada lâmpada fluorescente pode contaminar até 15 mil litros de água. “Trata-se de um metal pesado extremamente tóxico e volátil, que representa um risco para a saúde humana e o meio ambiente. A maior parte desse resíduo não tem sido descontaminada corretamente no Brasil”, alerta.
Nos últimos cinco anos, a ABR evitou que cerca de 2,5 toneladas de mercúrio fossem despejadas no meio ambiente, em solo brasileiro, por meio da descontaminação de mais de 40 milhões de lâmpadas, provenientes de organizações públicas e privadas que são atendidas pela empresa. “Mas a maioria das lâmpadas e do mercúrio residual ainda tem um destino inadequado, incompatível com a legislação ambiental e o interesse público”, salienta Sebben.
A necessidade de promover um debate nacional sobre o tema, conscientizando organizações e cidadãos sobre a necessidade de promover a reciclagem das lâmpadas com foco na descontaminação do mercúrio, é o que motiva a participação da ABR na feira.
Agenda:
A Feira Internacional do Meio Ambiente (FIEMA 2016) acontece de 5 a 7 de abril, no Parque de Eventos, em Bento Gonçalves/RS (Alameda Fenavinho, 481). A feira, referência em desenvolvimento sustentável no Brasil e no mundo, com foco em tecnologias limpas e soluções ecologicamente corretas, recebe cerca de 200 expositores nesta edição.
O evento, organizado pela PROAMB, é realizado a cada dois anos e já recebeu empresas, instituições e órgãos nacionais e internacionais de mais de dez países desde sua primeira edição, em 2004. Veja a programação desde ano em www.fiema.com.br
Texto: Basilio Sartor
Dinâmica Comunicação
Fonte:
Administração Central - Rua Ramiro Barcelos, 630 - Sala 1317 - Bairro Floresta - Porto Alegre/RS - CEP 90035.001
Unidade Indaial - Rua Brasília, 85 - Bairro Tapajós - Indaial/SC - 89130-000
Unidade Paulínia - Av. Irene Karcher, 1201 - Bairro Betel - Paulínia/SP - 13140-000