A Essencis Soluções Ambientais, unidade Magé, especializada na recuperação de resíduos industriais, acaba de contratar os serviços da Apliquim Brasil Recicle (ABR) para o descarte de seis toneladas de lâmpadas fluorescentes. O engenheiro operacional da Essencis, Filipe Marques Paes da Costa, afirma que a empresa buscou uma solução que garantisse a correta descontaminação das lâmpadas e a devida reciclagem de seus componentes, como o vidro e o alumínio. A unidade de Magé, no Rio de Janeiro, passa a contar com o atendimento da ABR.
“A Apliquim Brasil Recicle tem conhecimento técnico e credibilidade para processar as lâmpadas de acordo com a legislação ambiental e o elevado padrão de qualidade que buscamos. Trata-se de uma empresa que é transparente em relação aos serviços prestados e confiável em aspectos importantes, como a recuperação do mercúrio presente nas lâmpadas”, explica Costa.
Diferentemente de outras empresas que atuam neste mercado, a ABR é capacitada para descontaminar as lâmpadas fluorescentes, extraindo o mercúrio em seu estado líquido elementar e promovendo sua recuperação. O mercúrio é um metal tóxico presente nas lâmpadas que, se liberado no ambiente, pode contaminá-lo e colocar em risco a saúde da população.
O Brasil comercializa atualmente cerca de 290 milhões de lâmpadas por ano. Grande parte desse volume, após o consumo, não recebe uma destinação adequada, sendo descartada em lixões, aterros e terrenos baldios, o que representa um grave problema ambiental, pela possibilidade de contaminação do mercúrio. Nos últimos cinco anos, a ABR evitou que cerca de 2,5 toneladas de mercúrio fossem despejadas no meio ambiente, em solo brasileiro, por meio da descontaminação e reciclagem de mais de 40 milhões de lâmpadas.
Texto: Basilio Sartor
Dinâmica Comunicação