ILUMINE O PRESENTE
E PRESERVE O FUTURO
Digite palavras ou frases para localizar a noticia desejada.
Quinta-feira, 13 de Abril de 2017
Técnicos ambientais estiveram nas instalações da Apliquim Brasil Recicle (ABR) em Paulínia (SP). O objetivo da visita foi conhecer os controles da ABR para aplicá-los no licenciamento e fiscalização das empresas do segmento.
Conforme a gerente das fábricas, engenheira química Carla T. Nau, um dos questionamentos dos técnicos foi referente ao triturador, comumente utilizado por outras empresas da área. “Explicamos que os resíduos triturados no equipamento chamado de ‘papa-lâmpada’ não pode ser considerado Classe II (não perigoso), nem com laudo de caracterização, pois já está definido na NBR 10004 que lâmpada com vapor de mercúrio é resíduo Classe I (perigoso). Por óbvio, também são resíduos perigosos os materiais resultantes da trituração pura e simples destas lâmpadas. Há uma quantidade de mercúrio considerável nestas lâmpadas. Elas devem ser processadas em equipamento específico para a separação e não trituradas. Essa mistura dos resíduos é altamente perigosa para o meio ambiente e para a saúde da população”, comenta.
A empresa fez outros testes para apresentar aos técnicos as medidas de segurança adotadas pela ABR e mostrar a eles os danos potenciais que os equipamentos trituradores podem causar. Os técnicos que visitavam a empresa puderam comprovar que a emissão de mercúrio para o ambiente em resíduos triturados por estes equipamentos excedem em 25 vezes o limite legal para pessoas expostas e 3300 vezes o limite para pessoas não expostas. “A descontaminação de lâmpadas não é tão simples como se imagina ou como é mostrado por algumas empresas da área. O processo exige controle e responsabilidade ambiental. O ideal é padronizar as exigências para todos que desenvolvem esta atividade”, conclui a engenheira química.
O Brasil comercializa atualmente cerca de 290 milhões de lâmpadas com mercúrio por ano. Grande parte desse volume, após o consumo, não recebe uma destinação adequada, sendo descartada em lixões, aterros e terrenos baldios, o que representa um grave problema ambiental, pela possibilidade de contaminação pelo mercúrio. A Apliquim Brasil Recicle é a única empresa no Brasil que realiza e comprova a recuperação do mercúrio em seu estado liquido elementar e dá a destinação correta dos resíduos ambientais provenientes destes materiais.
Tiago D Dias
Dinâmica Comunicação
Fonte:
Administração Central - Rua Ramiro Barcelos, 630 - Sala 1317 - Bairro Floresta - Porto Alegre/RS - CEP 90035.001
Unidade Indaial - Rua Brasília, 85 - Bairro Tapajós - Indaial/SC - 89130-000
Unidade Paulínia - Av. Irene Karcher, 1201 - Bairro Betel - Paulínia/SP - 13140-000