ILUMINE O PRESENTE
E PRESERVE O FUTURO
Digite palavras ou frases para localizar a noticia desejada.
Quinta-feira, 06 de Julho de 2017
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) criou um grupo de trabalho para a implantação de um sistema eletrônico de controle da movimentação dos resíduos industriais no Rio Grande do Sul. O projeto será viabilizado através de um acordo de cooperação com a Fundação para o Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma). O sistema de MTR (Manifesto de Transporte de Resíduos) online deve trazer mais agilidade e praticidade para todas as empresas que precisam emitir esta documentação, além de garantir maior rastreabilidade dos resíduos.
Para o presidente da Apliquim Brasil Recicle (ABR), Mário Guilherme Sebben, é importante a iniciativa do órgão em modernizar o sistema e também torná-lo mais eficiente. “A informação que recebemos é de que, com o novo sistema, o órgão pode acompanhar todas as etapas da cadeia de resíduos sólidos. Isso facilita a fiscalização, agiliza o atendimento da demanda e o encaminhamento dos resíduos para seu tratamento adequado”, comenta Sebben.
Conforme a notícia divulgada pela Fepam, atualmente, para a circulação dos resíduos é obrigatória a emissão do MTR em papel. Com o sistema online, o gerador do resíduo vai emitir o documento pela internet sem pagamento de taxas. A estimativa do órgão é de que o sistema seja disponibilizado aos usuários, em caráter experimental, dentro de quatro meses. A partir de sua implantação as empresas que realizam estas atividades deverão se cadastrar no site da Fepam.
Tiago D Dias
Dinâmica Comunicação
Fonte:
Administração Central - Rua Ramiro Barcelos, 630 - Sala 1317 - Bairro Floresta - Porto Alegre/RS - CEP 90035.001
Unidade Indaial - Rua Brasília, 85 - Bairro Tapajós - Indaial/SC - 89130-000
Unidade Paulínia - Av. Irene Karcher, 1201 - Bairro Betel - Paulínia/SP - 13140-000