ILUMINE O PRESENTE
E PRESERVE O FUTURO
Digite palavras ou frases para localizar a noticia desejada.
Terça-feira, 28 de Fevereiro de 2012
A Apliquim Brasil Recicle acaba de adquirir um analisador de mercúrio da conceituada marca Lumex. Este equipamento de fabricação russa é capaz de medir a quantidade de mercúrio presente no ambiente no nível de nanogramas (unidade de medida equivalente ao bilionésimo do grama), tornando-se a única empresa especializada em descontaminação e reciclagem de lâmpadas fluorescentes no Brasil a ter esse tipo de tecnologia e monitoramento.
“A possibilidade de medir o mercúrio com alta precisão, e a qualquer momento, confere maior segurança, eficiência e qualidade ambiental ao processamento das lâmpadas”, destaca o diretor da empresa, Eduardo Sebben. “Essa tecnologia permite à empresa detectar, sempre que considerar conveniente, os níveis de mercúrio no ambiente de trabalho das unidades de descontaminação, nas chaminés e no entorno, garantindo a proteção da saúde dos trabalhadores e do meio ambiente”.
O analisador de mercúrio Lumex representa um investimento de mais de R$ 250 mil e é capaz de medir os níveis de mercúrio em matérias sólidas, líquidas e especialmente gasosas. “Queremos ir além do processo de descontaminação. Vamos utilizá-lo para analisar a quantidade de mercúrio em todas as circunstâncias. Sabemos que os níveis de mercúrio podem variar de acordo com o tipo de lâmpada e, por isso, é indispensável fazer um monitoramento contínuo e ainda mais preciso”, explica Sebben.
Treinamento e pesquisa
O engenheiro da Lumex, Aleksey Shashko, esteve no Brasil para realizar o treinamento da equipe da Apliquim Brasil Recicle responsável por operar o equipamento. O treinamento foi ministrado no laboratório do Instituto de Química da Unicamp, tendo como participantes o diretor Eduardo Sebben, o gerente da Unidade de Paulínia, Epitácio Correa Medeiros, e a gerente da Unidade de Indaial e responsável técnica da empresa, Carla Tatiana Nau. O treinamento também foi acompanhado pela professora da Unicamp Anné-Hèlene Fostier, doutora em mercúrio, e do mestrando José Javier Perez, que realiza pesquisas na área.
Conforme Sebben, a empresa está em tratativas para firmar uma parceria com a Unicamp para realização do monitoramento da empresa, e o desenvolvimento de pesquisas com a utilização do analisador de mercúrio. “Queremos compartilhar nossa tecnologia, oportunizar os estudos sobre mercúrio que carecem no país e desenvolver projetos em nível de mestrado e doutorado sobre a influência da Apliquim Brasil Recicle na região, que concentra outras indústrias. Queremos conhecer, entender e controlar a nossa contribuição”, salienta Sebben. “Apesar de cumprirmos com os indicadores ambientais exigidos pela legislação, entendemos que precisamos ir além como única forma de garantir nosso compromisso com os compromissos ambientais de nossos clientes. Não podemos esquecer que, o resíduo que nossos clientes nos enviam são de sua responsabilidade até a sua destinação final”.
Foto: Laboratório do Instituto de Química da Unicamp, Aleksey Shashko (Lumex, Rússia)
Fonte:
Administração Central - Rua Ramiro Barcelos, 630 - Sala 1317 - Bairro Floresta - Porto Alegre/RS - CEP 90035.001
Unidade Indaial - Rua Brasília, 85 - Bairro Tapajós - Indaial/SC - 89130-000
Unidade Paulínia - Av. Irene Karcher, 1201 - Bairro Betel - Paulínia/SP - 13140-000