ILUMINE O PRESENTE
E PRESERVE O FUTURO
Digite palavras ou frases para localizar a noticia desejada.
Quarta-feira, 28 de Março de 2012
A Apliquim Brasil Recicle firmou parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), na serra gaúcha, para o desenvolvimento do projeto "Aspectos técnicos, ambientais e econômicos da aplicação de resíduos de lâmpadas de mercúrio descontaminadas em artefatos cerâmicos". A pesquisa visa o desenvolvimento de uma metodologia para a confecção de artefatos cerâmicos, com a incorporação de resíduos de lâmpadas de mercúrio descontaminadas pela empresa. O convênio foi assinado no dia 12 de março, com a presença do reitor da UCS, Isidoro Zorzi.
A coordenadora do projeto, professora Rosmary Nichele Brandalise, diz que o objetivo é buscar alternativas para a aplicação desses resíduos, agregando valor econômico e menor impacto ambiental. Segundo ela, nos últimos anos, as lâmpadas têm sido objeto de atenção dos ambientalistas, pois contêm pequenas quantidades de mercúrio. “Este aspecto tem promovido uma crescente discussão com respeito ao manuseio, tratamento e disposição que deve ser dado a este tipo de resíduo, após o uso. Exatamente pela potencialidade dos resíduos gerados no processo de descontaminação de lâmpadas que esta parceria foi firmada, dando origem a uma pesquisa, em nível de mestrado, que buscará alternativas para utilização dos resíduos no desenvolvimento de produtos, considerando aspectos técnicos, ambientais e econômicos”, destaca.
Apoio ao desenvolvimento sócio-ambientalPara o diretor-presidente da Apliquim Brasil Recicle, Mário Sebben, a parceria é importante, pois se trata de uma universidade de excelência no desenvolvimento tecnológico na área de reciclagem, recuperação e reincorporação de resíduos industriais em novos produtos. “Queremos compartilhar nossas tecnologias, oportunizar estudos sobre resíduos provenientes das lâmpadas com mercúrio e contribuir para projetos de pesquisa que resultem em desenvolvimento econômico e sócio-ambiental”, sintetiza o executivo.
O projeto prevê ainda a concessão de bolsas de estudos para o Mestrado Acadêmico em Engenharia de Processos e Tecnologias da UCS e para iniciação científica para alunos de graduação.
Foto: Dani Schiavo
Fonte:
Administração Central - Rua Ramiro Barcelos, 630 - Sala 1317 - Bairro Floresta - Porto Alegre/RS - CEP 90035.001
Unidade Indaial - Rua Brasília, 85 - Bairro Tapajós - Indaial/SC - 89130-000
Unidade Paulínia - Av. Irene Karcher, 1201 - Bairro Betel - Paulínia/SP - 13140-000