ILUMINE O PRESENTE
E PRESERVE O FUTURO
Vital Ribeiro, presidente do Projeto Hospitais Saudáveis, defende a eliminação total do mercúrio em ambiente hospitalar e alerta: o maior perigo é a falta de informação. Conheça a publicação que traz a entrevista sobre o projeto que visa substituir a tecnologia utilizada hoje nos hospitais por opções livres de mercúrio e mais seguras.
Veja toda a entrevista aqui Veja toda a entrevista aquiCom o objetivo de avaliar o funcionamento dos trituradores de lâmpadas, a E.P.A. realizou testes científicos com diferentes equipamentos disponíveis no mercado e comprovou que a trituração das lâmpadas, embora reduza o volume físico das mesmas, não recupera qualquer quantidade de mercúrio.
Um dos testes realizados pela agência norte-americana foi o Balanço de Massa, com o objetivo de estimar a eficácia de cada triturador para capturar o mercúrio das lâmpadas, mesmo sem recuperá-lo. O estudo em anexo apresenta os resultados envolvendo um dos equipamentos testados, aquele que mais se assemelha com os modelos vendidos no Brasil (“Fabricante C”).
Além de descontaminar e reciclar da maneira correta as lâmpadas fluorescentes, informar às pessoas sobre os danos que o mercúrio pode causar para os seres humanos e o meio ambiente sempre foi uma preocupação da Apliquim Brasil Recicle. Dando continuidade a este propósito, estamos apoiando as iniciativas da Toxisphera – Associação de Saúde Ambiental e disponibilizamos para todos os interessados o relatório “Emissões atmosféricas de Mercúrio na Indústria de Cloro-Álcalis no Brasil”.
A TOXISPHERA, Associação de saúde Ambiental, foi criada em 2010 através da coalizão APROMAC_TOXISPHERA para trabalhar com segurança química e saúde ambiental. Representando os ambientalistas na CONASQ desde 2009, a associação defende, entre outros princípios, a redução da demanda mundial de mercúrio substituindo os produtos e os processos industriais com mercúrio para os quais existem alternativas viáveis e o aperfeiçoamento do controle do comércio global de mercúrio.
relatório Emissões atmosféricas de Hg no Brasil relatório Emissões atmosféricas de Hg no Brasil
Estes estudos da EPA e dos próprios fabricantes dos trituradores afirmam que estes equipamentos não descontaminam lâmpadas com mercúrio.
SOBRE A E.P.A.
A agência de proteção ambiental norte-americana (EPA) tem como missão proteger a saúde humana e o meio ambiente. Todos os esforços norte-americanos são baseados nas melhores informações científicas disponíveis e atendem ao propósito de manter a população protegida de riscos significativos à saúde humana e ao meio ambiente em que vivem, trabalham ou estudam.
A EPA também estuda diversas questões ambientais em seus laboratórios, localizados por toda nação, identificando e resolvendo problemas ambientais. Os laboratórios buscam compartilhar informações com outros países, organizações do setor privado, instituições acadêmicas e outras entidades.
Conheça todos os detalhes sobre o estudo realizado pelos laboratórios do EPA com os trituradores de lâmpadas fluorescentes no “Mercury Lamp Drum-Top Crusher Study” .
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) traz novos conceitos e obrigações sobre os resíduos sólidos e o destino ambientalmente adequado para estes resíduos.
Para esclarecer tecnicamente a diferença entre os processos de Descontaminação de Lâmpadas e o processo de Trituração de Lâmpadas, existentes atualmente no mercado brasileiro, realizamos uma Consulta Jurídica de Natureza Ambiental com a empresa Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados, conforme documento anexado abaixo.
Saiba o que é e para que serve a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
LEIA A REPORTAGEM NA ÍNTEGRA LEIA A REPORTAGEM NA ÍNTEGRAConvidamos você a participar de nosso espaço "Saiba Mais".
Basta enviar sua sugestão ou tema de interesse para relacionamento@apliquimbrasilrecicle.com.br , nossa equipe de comunicação fará o possível e o impossível para transformar a sua ideia em um novo conteúdo disponível para todas as pessoas em nosso site.
Vamos compartilhar nossas ideias e transformá-las em informações e soluções sustentáveis ao alcance de todos. Participe.
Administração Central - Rua Ramiro Barcelos, 630 - Sala 1317 - Bairro Floresta - Porto Alegre/RS - CEP 90035.001
Unidade Indaial - Rua Brasília, 85 - Bairro Tapajós - Indaial/SC - 89130-000
Unidade Paulínia - Av. Irene Karcher, 1201 - Bairro Betel - Paulínia/SP - 13140-000